Nova clássica é baseada na plataforma 650 Twin, será disponibilizada em quatro cores e virá ao Brasil em 2024.
A tão aguardada Royal Enfield Shotgun 650, apresentada no Motoverse Edition durante o festival Motoverse do mês passado, está pronta para estrear no mercado global no início do próximo ano. Esta edição especial, produzida em apenas 25 exemplares, antecipou as características da versão de produção, que estará disponível em quatro cores: Stencil White, Plasma Blue, Green Drill e Sheetmetal Grey.
A nova Shotgun 650 é baseada na plataforma 650 Twin, já usada em modelos como Super Meteor 650, Interceptor 650 e Continental GT 650, representando efetivamente a versão de produção do conceito SG650 revelado na EICMA 2021.
Esteticamente, o novo modelo mantém as linhas da Motoverse Edition, oferecendo recursos semelhantes aos da Super Meteor, incluindo farol de LED e navegador Tripper. Oferece opções de configuração de um e dois lugares, favorecendo uma posição de pilotagem mais ereta graças ao guidão mais plano e aos pedais um pouco mais recuados.
Bicilíndrico de 46,9 cv
Debaixo do tanque encontramos um bicilíndrico paralelo de 648 cc, quatro tempos, SOHC, refrigerado a ar, que fornece 46,9 cv de potência em 7.250 rpm e 5,3 kgf.m de torque máximo a 5.650 rpm. Aliado a uma caixa de 6 velocidades, este motor garante um consumo declarado de 22 km/l.
Em termos de dimensões, a nova Royal Enfield Shotgun 650 possui uma distância entre-eixos de 1.465 mm, um comprimento de 2.170 mm, uma largura de 820 mm e altura de 1.105 mm, com altura de assento de 795 mm. O peso seco é de 240 kg e um tanque de 13,8 litros.
ABS de duplo canal
A moto apresenta um chassis de tubo de aço com suspensão dianteira invertida fornecida pela Showa, com curso de 120 mm e amortecedores traseiros de mola dupla com curso de 90 mm. As rodas, de 18″ na dianteira e 17″ na traseira, respectivamente, são calçadas com pneus 100/90 e 150/70. Quanto ao sistema de freios, a Shotgun 650 é equipada com disco dianteiro de 320 mm, disco traseiro de 300 mm e ABS de canal duplo de série.
Já sabemos que esta motocicleta será vendida aqui no Brasil ano que vem, mas detalhes como início da comercialização, preços e cores, ainda não foram revelados pela direção da subsidiaria brasileira da marca.
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas
Let’s go together!
Fonte: Motoblog.it