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Com linhas modernas, tecnologia inovadora e desempenho excepcional, esta scooter proporciona agilidade, conforto e diferenciação. 

Texto: André Ramos

Fotos: Leonardo Vincenzo

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Em novembro do ano passado, a BMW Motorrad reuniu um grupo de jornalistas especializados na concessionária Grand Brasil, em Alphaville (SP) para participarem de um evento destinado a oferecer aos profissionais a oportunidade de terem o primeiro contato com seu mais novo produto, a scooter C 400X, que fora apresentada cerca de quatro meses antes, durante o Festival Interlagos.

Agora, no começo deste ano, voltamos a ter uma segunda oportunidade para rodar com ela e, claro, a abraçamos para trazer a você, novas impressões, mas antes, vamos recapitular suas características.

Com raízes consolidadas na Europa, o modelo desembarcou no Brasil ostentando um design contemporâneo e esportivo, aliado a um conjunto mecânico robusto e eficiente, estando disponível em duas versões: Standard e Sport (falaremos adiante sobre as diferenças entre elas).

A ascensão da C 400X na Europa é creditada a uma combinação de fatores, que incluem seu design dinâmico, eficiência mecânica, desempenho e versatilidade. Projetada para ambientes urbanos, suas características mecânicas e de condução conferem-lhe a capacidade de enfrentar também viagens curtas e médias.

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O design moderno e esportivo da C 400X é evidenciado por suas linhas agressivas e contemporâneas, destacando-se o farol em LED com a característica assinatura em “Y deitado”, presente nas motos da linha GS.

A C 400X vem equipada com um generoso pacote de itens de série, presente em ambas as versões. Destacam-se o controle automático de estabilidade (ASC), cavalete central, iluminação em LED com DRL, tomada USB e sistema de chave presencial (keyless).

Sob o assento, revela-se mais um detalhe da destacada engenharia alemã. Dividido em duas partes, a frontal pode armazenar objetos menores, mas a parte posterior revela um sistema muito engenhoso. Batizado de “Flexcase”, ele é um compartimento capaz de encolher ou expandir para acomodar um capacete fechado, tamanho 61, permitindo o fechamento do assento. Entretanto, quando ele está aberto, a scooter não pode ser ligada, para evitar que a roda traseira raspe em seu fundo.

Atrás do escudo frontal, há dois porta-luvas, sendo que um deles recebe a citada tomada USB, além de apresentarem espaço suficiente para documentos, carteira e celular.

Longevidade mecânica

O motor, que equipa a C 400 X, é um monocilíndrico de 350 cm³ (não, não é um 400cc…) que apresenta elementos que o destacam. Seu pistão e biela são fabricados em alumínio forjado e o cilindro revestido em níquel para redução de atrito e melhoria na dissipação de calor, o que resulta em maior longevidade do conjunto mecânico. Seu câmbio é CVT.

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Segundo a BMW, este monocilíndrico arrefecido a líquido desenvolve potência de 34 cv a 7.500 rpm e 3,5 kgf.m de torque a 5.750 rpm. Durante o nosso teste, a scooter apresentou consumo médio de combustível de 28 km/l, conferindo-lhe uma autonomia de quase 400 quilômetros, uma vez que seu tanque tem capacidade para armazenar 12,8 litros de gasolina (3 litros para a reserva).

Quanto ao aspecto ciclístico, a C 400X apresenta um chassis em tubos de aço em peça única e balança traseira em alumínio fundido. A suspensão traseira conta com dois amortecedores ajustáveis em 5 posições de ajuste da pré-carga e com molas progressivas, com curso de 112 mm, enquanto na dianteira o garfo é telescópico convencional, com tubos internos de 35 mm e curso de 110 mm.

As rodas de liga de alumínio, medindo 15” na frente e 14” atrás, são calçadas com os novos pneus radiais Pirelli Angel Scooter nas medidas 120/70-R15 e 150/70-R14.

A C 400X possui um sistema de freios robusto, com três discos de freio de 265 mm (dois na dianteira e um na traseira), todos assistidos por ABS. O destaque fica por conta das pinças dianteiras, apresentando quatro pistões cada e fixação radial.

A distância entre-eixos da C 400X é de 1.560 mm, enquanto que a altura do assento do piloto é de 775 mm, com peso em rodem de marcha declarado de 226 kg.

A scooter ainda traz de série em suas duas versões o pacote de segurança ASC, composto por um conjunto eletrônico formado pelo controle de tração, acelerador eletrônico ride-by-wire e freios ABS.

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Versão Sport

O que diferencia a versão Sport da Standard são dois itens: a pintura e o painel.

Enquanto a versão Standard é comercializada somente na cor preta metálica (Blackstorm Metallic), a versão Sport é vendida na cor branca, com as tradicionais faixas azuis e vermelhas (Alpine White). Neste caso, as rodas são pintadas em azul metálico, mesma cor da faixa central da capa do assento.

O painel de instrumentos na versão Standard é mais simples e traz visor analógico/digital em LCD; já o da versão Sport é uma tela em TFT colorido de 6,5” que oferece conectividade com smartphones através do aplicativo BMW Motorrad Connected, proporcionando controle sobre música, chamadas e também, navegação ponto a ponto. Para acessá-lo, há no punho esquerdo o joystick circular (semelhante ao presente em outras motos da marca).

A C 400X é o 10o produto da marca a ser produzido no Brasil e o terceiro de sete lançamentos planejados até 2025 e seus preços iniciais são de R$ 54.900 para a versão Standard e R$ 59.900 para a Sport e ela conta com garantia de três anos, independentemente da quilometragem.

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Impressões

A BMW C 400X é uma scooter premium que se destaca logo de cara por seu visual. O farol com DRL que remonta à imagem das 1250GS, o porte robusto e os emblemas aplicados no guidão e na carenagem são elementos que atestam a origem nobre do modelo, o que fax com que ela não passe despercebida por onde circule, afinal, estamos falando de uma BMW, uma das marcas mais prestigiadas do mundo. Quem está em cima dela, de fato, diferencia-se.

Mas a C 400X não é apenas imponente e robusta. Ela de fato, é uma excelente scooter. A ampla distância entre-eixos (1.565 mm) confere um cockpit bastante confortável, com um assento que não deixa espaço para reclamações. O guidão largo confere boa empunhadura enquanto os pés do piloto encontram duas posições para descansarem.

No caso da versão avaliada, o belíssimo painel em TFT é um convite às contemplação e à exploração de suas possibilidades, enquanto que a possibilidade de conexão via Bluetooth deixa a experiência de pilotagem ainda mais prazerosa.

O motor é excepcional em todos os sentidos. Entregendo um funcionamento “liso”, com baixíssimo índice de vibração, seu comportamento é empolgante quando o acelerador é girado com vigor e seus 34 cavalos vêm à tona, fazendo par com seus 3,5 quilos de torque. Por outro lado, não é beberrão, resultando em uma combinação muito interessante.

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No ambiente urbano, ela só sofre nos corredores mais apertados, bem como, no momento de zigue-zaguear entre os carros, mas tirando isso, trafega com invejável desenvoltura.

O túnel central rouba um pouco do espaço, mesmo debaixo do assento, mas a engenhosidade alemã presente no Flexcase resolve parcialmente o problema de falta de espaço, ao menos quando você vai parar na rua e não quer levar o capacete na mão.

Os freios estão à altura de seu motor e proporcionam muita confiabilidade e seu farol, além de estiloso, é extremamente eficiente à noite.

O ponto negativo fica apenas por conta de seu preço, talvez, um pouco salgado, mas para quem ama a marca e deseja andar no dia a dia sem abrir mão do prestígio de rodar com uma BMW, certamente isso não será um problema.

Especificações

Motor: monociclíndrico, arrefec. a líquido

Cilindrada: 350 cm3

Alimentação: injeção eletrônica

Diâmetro x Curso: 80 mm x 69,6 mm

Potência: 34 cv a 7.500 rpm

Torque: 3,5 kgf.m a 5.750 rpm

Câmbio: CVT

Chassi: tubular em aço

Susp. Diant.: telescópica, 35 mm diâm., curso 110 mm

Susp. Tras.: bi-choque., curso 112 mm

Freio diant.: discos duplos 265 mm, pinça radial 4 pistões, com ABS

Freio Tras.: disco 265 mm, pinça flutuante de um pistão com ABS

Pneu Diant.: Pirelli Angel Scooter 120/70-R15

Pneu Tras.: Pirelli Angel Scooter 150/70-R14

Peso: 226 kg (ordem de marcha)

Tanque: 12.8 l

Preço: 54.900/59.900 (Sport)