De olho em um mercado que só tende a crescer, a empresa está investindo alto no segmento e uma de suas apostas é uma scooter para quem quer se deslocar com estilo e praticidade, mas sem judiar do planeta.
Texto: André Ramos Fotos: Schedl R./Divulgação Husqvarna Press Center
Nos Anos 80 e 90 uma corrente de pensamento começou a propagar que os combustíveis fósseis estariam perto de ter suas reservas mundiais esgotadas. Ali surgiu o primeiro ensaio na busca por uma alternativa que pudesse substituir os então poluentes motores a combustão. Mas não passou de um mero voo de galinha.
Mas agora, a urgência é outra: precisamos parar de sufocar o planeta com nossas emissões e este discurso vem aderindo cada vez mais à sociedade, e com a tecnologia muito mais avançada que há 40 anos, a indústria começa a se mobilizar para desenvolver veículos não poluentes e que assim, tenham o poder de atrair um consumidor mais preocupado com o consumo consciente que com alta performance.
E como não poderia deixar de ser, a indústria da motocicleta entrou nesta corrida e os primeiros resultados práticos começam a surgir.
Pertencente ao poderoso grupo Pierer Mobility AG, a Husqvarna anunciou recentemente um ousado projeto de produção de motos, scooters e patinetes elétricas. Calçados nos conceitos E-Mobility e E-Pilen Concept, o plano já tem três veículos conceituais que já saíram da prancheta: a motocicleta E-Pilen Concept, o patinete Blitz Concept e a scooter Vektorr Concept.
A Vektor Concept é a primeira scooter em mais de 100 anos da marca e seu objetivo é oferecer mobilidade com emissões zero de gases e de ruídos para pessoas que precisam deslocar-se pelos centros das cidades do presente e do futuro com agilidade e ainda por cima, a um custo bastante reduzido – e com muito estilo!
Embora traga em seu design a identidade visual que a aproxima das motocicletas onroad da marca, a Vektorr Concept foi e está sendo desenvolvida em conjunto com a indiana Bajaj, empresa que detém uma parcela significativa das ações da Husqvarna.
Segundo informações da imprensa especializada indiana, a Vektorr Concept compartilha elementos da scooter elétrica Bajaj Cheetak e é equipada com um motor que desenvolve 8kW – o mesmo que equipa a E-Pilen – capaz de atingir os 45 km/h e uma autonomia de até 90 km.
Apesar da parceria – e para mostrar que não está brincando –, a Husqvarna criou um centro de desenvolvimento em Anif, nos arredores de Salzburgo, na Áustria, totalmente dedicado ao desenvolvimento de seus veículos elétricos.
“Nossa visão é que o mercado europeu de motocicletas e scooters na categoria 50CC – 125 cc (4 – 11 kW) se tornará a maior parte elétrica na faixa de baixa tensão (48 volts) nos próximos 10 anos. Nossa equipe está pronta para ser líder no novo mundo da mobilidade elétrica”, acredita Stefan Pierer o CEO do grupo Pierer Mobility AG. “Desenvolvendo novas tecnologias enquanto utilizamos nossos 30 anos de experiência em negócios com veículos de duas rodas motorizados, temos planos ambiciosos para expandir rapidamente nossa posição no setor de mobilidade elétrica. Todas as nossas marcas, por meio de nossos canais de distribuição estabelecidos, oferecerão produtos inovadores e agradáveis para atender às demandas dos consumidores ”, garante Hubert Trunkenpolz, CMO do grupo.