lançamento-suzuki-gsx-8r-no-brasil

Motocicleta será apresentada à imprensa nesta próxima quinta-feira (28). Lançamento oficial será em março.

A Suzuki Motos do Brasil acaba de confirmar a chegada ao país de sua mais nova esportiva de média cilindrada: a GSX-8R. O modelo, que já vinha sendo aguardado pelos fãs da marca, é a versão carenada da GSX-8S, naked lançada no ano passado e que rapidamente conquistou espaço no mercado.

lançamento-suzuki-gsx-8r-no-brasil

A avant-première da nova GSX-8R para a imprensa especializada está marcada para esta quinta-feira (28), quando jornalistas e influenciadores do setor terão o primeiro contato com a moto. No entanto, o lançamento oficial e a chegada às concessionárias estão programados para o dia 13 de março, quando os brasileiros finalmente poderão conferir de perto essa novidade.

Mas o que faz da GSX-8R uma aposta interessante dentro do segmento? Vamos explorar os detalhes dessa nova esportiva da Suzuki.

GSX-8R: Uma Esportiva Equilibrada para o Dia a Dia e a Estrada

A GSX-8R mantém a mesma base mecânica da sua irmã GSX-8S, o que significa que estamos falando de uma motocicleta equipada com um motor bicilíndrico paralelo de 776 cm³, arrefecido a líquido, que entrega 84 cv de potência a 8.500 rpm (2 cv a mais que na 8S) e um torque generoso de 7,95 kgf.m a 6.800 rpm (0,5 kgf.m a menos que na 8S). Esse conjunto mecânico foi desenvolvido para oferecer um equilíbrio entre desempenho esportivo e usabilidade no dia a dia, garantindo respostas rápidas e um funcionamento linear, sem sustos para os menos experientes, mas com força suficiente para animar os mais exigentes.

lançamento-suzuki-gsx-8r-no-brasil

Outro destaque do motor é o virabrequim a 270º, que proporciona um ronco encorpado e uma entrega de potência progressiva, semelhante ao comportamento de um motor em V. Esse tipo de configuração também melhora a tração da roda traseira, tornando a moto mais previsível em acelerações e saídas de curva. Não podemos nos esquecer de seu sistema de contrabalanceamento, batizado pela Suzuki de “Suzuki Cross Balancer Technology”, o sistema de balanceamento duplo exclusivo da Suzuki, que reduz as vibrações oriundas do movimento do virabrequim e dos pistões, e oferece uma pilotagem mais suave, especialmente em baixas e médias rotações, que trabalha em conjunto com um câmbio de seis marchas, com Sistema de Assistência de Embreagem Suzuki (SCAS), que reduz a força aplicada à manete de embreagem e evita o travamento da roda traseira.

O câmbio de seis marchas conta com quickshifter bidirecional de série (não está presente na 8S), permitindo trocas mais rápidas e suaves sem a necessidade de acionar a embreagem, o que melhora a experiência de pilotagem tanto na cidade quanto na estrada.

lançamento-suzuki-gsx-8r-no-brasil

Ciclística Refinada e Conforto para Longas Distâncias

A grande diferença da GSX-8R para a GSX-8S está na sua nova carenagem integral, que não apenas transforma a estética da moto em uma verdadeira esportiva, mas também, melhorando a aerodinâmica e oferecendo mais proteção contra o vento.

O chassi em treliça de aço foi projetado para garantir um bom equilíbrio entre rigidez e leveza, proporcionando estabilidade em curvas e uma condução intuitiva. A motocicleta também recebe uma nova suspensão dianteira invertida Showa SFF-BP de 41 mm, que melhora o controle e o conforto, absorvendo melhor as irregularidades do asfalto. Na traseira, o monoamortecedor Showa ajustável complementa o conjunto, garantindo um rodar mais refinado.

As rodas de 17 polegadas são calçadas com pneus esportivos, garantindo aderência tanto em curvas quanto em retas. O sistema de freios é composto por discos duplos de 310 mm na dianteira, equipados com pinças radiais Nissin, e um disco simples na traseira, garantindo frenagens potentes e progressivas.

Com um tanque de 14 litros e um peso estimado em 205 kg em ordem de marcha, a GSX-8R promete ser uma moto equilibrada para diferentes estilos de pilotagem.

lançamento-suzuki-gsx-8r-no-brasil

Tecnologia e Conectividade

A GSX-8R também aposta na tecnologia para aprimorar a experiência do piloto. O modelo conta com um painel TFT colorido de 5 polegadas, que exibe todas as informações de forma clara e moderna. Além disso, a moto conta com o Suzuki Intelligent Ride System (SIRS) incorpora aqui no Brasil dois sistemas primários: o Suzuki Drive Mode Selector (SDMS) e o Suzuki Traction Control System (STCS). São três modos de condução: Modo A (o mais esportivo), Modo B (padrão) e Modo C (para condições molhadas), permitindo ao piloto adaptar a resposta do acelerador ao seu estilo de condução. A GSX-8S oferece três níveis de controle de tração (além da opção de desligar o sistema), garantindo mais segurança em diferentes condições de aderência.

O conjunto de iluminação é totalmente Full LED, garantindo excelente visibilidade e um visual moderno.

Com a chegada da GSX-8R, a Suzuki reforça sua presença no mercado de esportivas de média cilindrada, um segmento cada vez mais disputado. A nova moto traz um conjunto mecânico equilibrado, ciclística refinada e uma eletrônica bem ajustada para oferecer desempenho esportivo sem comprometer o conforto e a versatilidade.

Seu lançamento oficial no Brasil está marcado para o dia 13 de março, e a expectativa é que ela se torne uma opção atraente para motociclistas que buscam uma esportiva acessível, moderna e agradável para pilotar tanto na cidade quanto na estrada.

Agora, resta aguardar a revelação oficial para sabermos as cores que estarão disponíveis por aqui e o preço. Na Europa ela custa 9.999 euros (R$ 59.604 na conversão direta, sem os impostos). Quanto você acha que ela custará no Brasil?

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas

Let’s go together!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui