Triumph Bonneville Bobber: Inovação inglesa no ar

Triumph Bonneville Bobber

Moto foi projetada pensando no estilo, conforto e melhoria na pilotagem

Texto: Redação
Fotos: Divulgação

 

Triumph Bonneville Bobber

As motocicletas de estilo bobber nasceram logo após a Segunda Guerra Mundial, na década de 1940, por meio dos soldados que voltavam para casa e buscavam emoção em duas rodas. Utilizando como base, muitas vezes, motocicletas que haviam sobrevivido à guerra, eles customizavam as motos em garagens caseiras, utilizando ferramentas simples. O objetivo era tornar a máquina a mais despojada possível, retirando tudo que fosse considerado “supérfluo”, como para-lamas pesados, proteções e luzes indicadoras. Depois de prontas, elas disputavam rachas e corridas de ruas que ajudaram a tornar o seu estilo numa verdadeira febre entre os motociclistas da época.

Apesar de trazer o DNA de engenharia e estilo da Bonneville T120, a nova Bobber nasceu de uma linhagem de bobbers personalizadas da Triumph, e oferece personalidade e atitude inconfundíveis. O novo modelo reúne os princípios de estilo minimalista, sua proposta “muscular” e a atitude que se espera de uma autêntica bobber. Na verdade, as principais características de uma bobber real estão presentes na nova clássica da Triumph: linhas limpas, motor exposto, postura baixa, assento individual, guidão largo, carroceria e farol mínimos, tanque esculpido, rodas com raios cromados, roda traseira mais larga e a essencial traseira com a aparência mais robusta. É uma motocicleta hot rod imponente, musculosa e tão empolgante para observar como também para pilotar.

Os recursos da Bonneville Bobber incluem uma caixa de bateria autêntica com alça em aço inoxidável, espelhos na extremidade do guidão, moldura do para-lama traseiro, corpos de aceleração duplos em estilo carburador, alavancas manuais ajustáveis, sanfonas de borracha tradicionais, cubo traseiro com inspiração em “tambor de freio” clássico, novo painel lateral e cobertura da engrenagem dentada com tampa de inspeção removível. A Bonneville Bobber também possui uma série de acabamentos premium que se destacam, como o nome do motor “1200HT” em bronze e o tradicional emblema triangular da marca e tampa do motor em aço escovado.

A Bobber apresenta uma posição de pilotagem ajustável, líder em sua categoria, capaz de se adaptar a cada altura de motociclista ou estilo de pilotagem, graças ao novo e elegante assento flutuante de alumínio, ergonomicamente desenvolvido e desenhado para oferecer mais conforto com seu belo acolchoado, e também ao seu mostrador minimalista elegante – ambos são facilmente ajustáveis. O assento, por exemplo, pode ser posicionado para cima e para a frente, buscando uma pilotagem dinâmica em uma posição roadster, e também para baixo e para trás para uma condução mais tradicional e confortável. Combinado com uma altura de assento baixa, de apenas 690 mm, a Bonneville Bobber é realmente acessível para todos os pilotos.

VEJA TAMBÉM: Triumph anuncia chef Fogaça como Embaixador da marca no Brasil.

Triumph Bonneville Bobber
Triumph Bonneville Bobber

Traseira com aparência robusta

A traseira com aparência robusta, característica da Bobber, é fornecida pelo braço oscilante “Cage” com suportes de montagem do cavalete central e também pela suspensão traseira monochoque oculta. Para complementar a inovação de engenharia e o visual imponente, a moto vem com a tecnologia Bonneville “clean line”, que inclui o escapamento em linha reta com o catalisador oculto e a incorporação inteligente de tecnologias com foco no piloto, como o sofisticado módulo da injeção eletrônica (ECU), o controle de tração e os dois modos de pilotagem.

Seu motor Bonneville 1200HT, de última geração, fornece torque líder da categoria para uma pilotagem hotrod empolgante e uma nota de escapamento forte. São 106 Nm de torque (a 4.000 rpm) e 77 cv de potência (a 6.100 rpm). O propulsor ganhou uma afinação típica “Bobber”, o que significa uma dose maior de torque e potência em baixas rotações. Para se ter ideia, a 4.500 rpm, o motor da Bobber oferece cerca de 10% mais torque e potência do que a Bonneville T120. O excepcional intervalo de acionamento de 270˚ garante um rendimento de potência suave e linear a partir de caixa de marchas bastante precisa e macia, com cinco velocidades.

Desenvolvido especificamente para a Bobber, para maximizar seu desempenho, há uma nova caixa de ar dupla com dois filtros, um sistema exclusivo de admissão e escape e uma nova haste de saída. A nova trilha sonora forte da Bobber é fornecida por um sistema de escapamento duplo com película de aço inoxidável e silenciadores peashooter serrados, com corte transversal e belo acabamento – que é mais curto e leve do que o utilizado na Bonneville T120.

Assim como todas as Bonnevilles da nova geração, a Bobber é equipada com o sofisticado sistema de aceleração ride-by-wire, para maior segurança e controle, com corpos de aceleração duplos de estilo clássico. Ela também vem como um conjunto de resfriamento a líquido incorporado a um radiador exclusivo equipado com uma ventoinha maior. Isso permite um desempenho melhor, além de uma pilotagem mais limpa e com maior eficiência no consumo de combustível.

VEJA TAMBÉM: Depoimento do repórter: 900cc – A primeira vez a gente nunca esquece.

Triumph Bonneville Bobber
Triumph Bonneville Bobber

Novos quadro, chassi e suspensões

A ambição dos engenheiros da Triumph era criar uma autêntica Bobber, sem comprometer sua pilotagem, o conforto e o controle do piloto, garantindo uma pilotagem característica da marca inglesa. Neste sentido, uma das estratégias foi desenvolver um novíssimo quadro, para se adequar à exclusiva geometria da Bobber e à sua extremidade traseira minimalista, novos garfos com molas e amortecimentos destacados, assento com altura baixa, ótima capacidade para ficar em pé e posição de pilotagem ajustável de primeira classe – a Bonneville Bobber oferece uma dinâmica de pilotagem que realmente define a categoria. Chassis e suspensão com garfo equipado com molas de amortecimento destacados também são novos, para proporcionar uma pilotagem envolvente e confortável.

Levando a capacidade para o nível mais alto, a Bobber também possui uma série de tecnologias com foco no piloto, já presentes nas demais motocicletas clássicas da Triumph. Isso inclui, por exemplo, o já mencionado e tradicional sistema ride-by-wire (oferece maior capacidade de pilotagem, segurança e controle e a partir de um único corpo de aceleração), dois modelos de pilotagem (ligados ao sistema ride-by-wire, há duas opções de modo de pilotagem: “estrada” e “chuva”, que controlam dois mapas de aceleração para diferentes condições de pilotagem), freios ABS (a última geração desta tecnologia, com um impacto visual mínimo para não descaracterizar o estilo retrô da motocicleta), controle de tração, embreagem com auxílio de torque (projetada para reduzir o esforço do piloto sobre a alavanca da embreagem, tornando a embreagem mais leve e a pilotagem mais fácil para longas distâncias), luz traseira em LED com design clássico e imobilizador do motor.

Triumph Bonneville Bobber
Triumph Bonneville Bobber

Elegante mostrador minimalista

Seu mostrador minimalista com disco em bronze usinado, discreto e elegante, além de ter posição ajustável, é repleto de funções importantes e conta com um menu digital simples e rápido de ser acessado com a ponta dos dedos, o que aumenta o conforto, o controle e a segurança do piloto.

Estão incluídos neste menu: indicador de marcha, hodômetro, os dois modos de pilotagem, indicador de revisão, autonomia, nível do combustível, consumo de combustível médio e instantâneo, contador de voltas, relógio e configurações do controle de tração.

Finalmente, para melhorar a aparência autêntica da Bobber, a motocicleta possui rodas clássicas raiadas, aros pretos elegantes e pneus Avon Cobra desenvolvidos especialmente para a Bobber. Com uma configuração característica de “roda traseira mais larga”, a Bobber utiliza pneu Avon Cobra AV71 de 19 x 2,5 polegadas na dianteira, com massa reduzida para melhor execução das manobras em alta velocidade, e um pneu radial AV72 mais largo, de 16 x 3,5 polegadas na traseira.

A Bonneville Bobber foi projetada visando a personalização e possui mais de 150 acessórios disponíveis para fornecer mais estilo, detalhes e conforto, além de ainda mais desempenho. Para uma característica mais distinta, ela possui, por exemplo, guidão alto estilo “ape hanger”, assento com estilo diferenciado e retrovisores na extremidade do guidão. Para pilotos que buscam mais conforto em pilotagem de longas distâncias, há um assento confortável elegante em versão segmentada e acolchoada, manoplas aquecidas e controle de velocidade.

Para fornecer ainda mais desempenho à Bobber, a Triumph está iniciando uma nova parceria com a Fox, com uma unidade de suspensão traseira ajustável de marca dupla e uma série de novos escapamentos da Vance & Hines com belas tampas de alumínio usinadas que podem ser ajustadas para mudar o perfil do modelo.

A moto também conta com dois kits de inspiração para ajudar os clientes a personalizar sua Bobber: o Kit Bobber Old School (mais tradicional) e o Kit Bobber Quarter Mile (mais esportivo). O modelo chega ao Brasil nas cores Jet Black, Morello-red e Ironstone.

VEJA TAMBÉM: Triumph Bonneville Street Scrambler: Puro sangue inglês.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA