Marca inglesa disponibiliza nova opção de motocicleta clássica dentro da família Bonneville
Texto: Redação
Fotos: Divulgação
Triumph Bonneville Street Scrambler
O conceito de motocicleta do estilo Scrambler nasceu na década de 50, para batizar modelos que eram adaptados para disputar corridas de enduro – ganhando itens como pneus próprios para o uso off-road, escapamento alto e guidão largo. O nome veio da expressão em inglês “to scramble”, que significa subir rapidamente uma colina usando os pés e as mãos. Este tipo de moto fez sucesso e logo os fabricantes começaram a lançar motocicletas com este visual off-road. A Triumph entrou no segmento em 1963, com a Bonneville T-120 TT, de 650 cc, que ficou em produção até 1967. Em 2006, a fabricante inglesa apresentou a Triumph Scrambler, equipada com motor de 865 cc.
A novíssima Triumph Street Scrambler, desenvolvida a partir do modelo Street Twin, chega ao mercado brasileiro como uma nova opção de motocicleta clássica dentro da família Bonneville. A Street Scrambler é uma motocicleta divertida, acessível, contemporânea e que incorpora uma significativa evolução em engenharia e estilo em relação à Triumph Scrambler anterior – que não chegou a ser lançada no Brasil. O novo modelo foi desenvolvido para apresentar o mais belo e objetivo estilo Scrambler, com recursos e detalhes exclusivos, estilo mais rústico e foco no off-road.
Compartilhando os mesmos princípios contemporâneos de personalização da Street Twin, a nova Street Scrambler possui a silhueta emblemática da Bonneville, combinada com linhas limpas, carenagem minimalista e acabamentos modernos, como um tanque de combustível elegante, tampa do motor preta com o tradicional emblema triangular da marca, corpo do acelerador com acabamento em alumínio e cabeçote do motor diferenciado.
O toque premium de toda a linha Bonneville está presente nos detalhes, incluindo emblemas do motor com acabamento metálico exclusivo e decalques do tanque exclusivos em alumínio escovado.
De acordo com a sua proposta de uso e legado do modelo, a nova Street Scrambler possui acabamentos especiais, como: assento traseiro e pedaleira do garupa removível; pedaleiras em aço de alta resistência; assento bipartido em estilo Alcantara, com costura contrastante e logo da Triumph em relevo; suporte de farol em alumínio; painel lateral característico no lado esquerdo, inspirado em modelos de competição; nova montagem do para-lama dianteiro para se adequar à roda mais larga; joelheiras exclusivas de borracha para uma melhor aderência; e novos retrovisores com design mais contemporâneo.
Motor Bonneville de alto torque
Houve um grande avanço em relação à geração anterior da Scrambler no que diz respeito ao motor, escapamento e tecnologia com foco no piloto. Tudo combinado para oferecer mais desempenho e uma melhor experiência de pilotagem na nova Street Scrambler. Equipada com o motor Bonneville de alto torque de 900 cc, a Street Scrambler fornece muito mais torque e potência em baixas e médias rotações, o que torna o modelo perfeito para rodar pela cidade e pelas estradas de terra. Ele desenvolve 80 Nm de torque (a 2.850 rpm) e 55 cv de potência (a 6.000 rpm), sendo um torque e uma potência 28% superiores aos gerados na Scrambler anterior. Um dos destaques deste motor é o intervalo de acionamento de 270˚, o que proporciona um rendimento de potência linear e suave a partir da sua caixa de marchas com cinco velocidades.
O sistema de aceleração ride-by-wire da Triumph e um conjunto de resfriamento a líquido de última geração foram cuidadosamente integrados ao estilo exclusivo da Street Scrambler. Isso reduz as emissões e melhora significativamente a eficiência de consumo de combustível, proporcionando ao mesmo tempo uma condução suave e precisa, além de um maior nível de controle durante a pilotagem.
O novo escapamento duplo, bonito, elegante e mais compacto é de altíssima qualidade. Construído em aço inoxidável, emite uma trilha sonora exclusiva, com o autêntico estilo Scrambler. O conjunto é integrado com o catalisador e finalizado com silenciadores de aço inoxidável escovado com protetores térmicos, para a segurança do piloto e do garupa.
VEJA TAMBÉM: Motociclismo: Paixão Universal.
A aparência deslumbrante e autêntica da Scrambler é completada com uma capacidade contemporânea para fornecer máxima precisão, controle e segurança, assim como uma série de tecnologias avançadas com foco no piloto. Além dos já mencionados sistema ride-by-wire e do novo conjunto de resfriamento do motor, a motocicleta vem equipada também com sistema de freios ABS de última geração, que pode ser acionado pelo botão do punho esquerdo. O recurso oferece um novo nível de segurança e controle e, mesmo assim, é discreto, proporcionando um impacto visual mínimo ao modelo.
Outro destaque é o seu sofisticado controle de tração, que também pode ser ligado e desligado facilmente no punho esquerdo para maximizar a segurança e o conforto do piloto; a embreagem com auxílio de torque, foi projetada para reduzir o esforço do piloto sobre a alavanca de embreagem, tornando o manuseio mais leve e a pilotagem mais fácil, sobretudo em longas viagens; a luz traseira em LED incorporada no design clássico, criando um padrão de iluminação distinto com maior eficiência energética; e o eficiente imobilizador do motor com um transponder incorporado à chave.
VEJA TAMBÉM: Leste Europeu com a Triumph Tiger 1050 – Parte 1.
Painel de instrumentos elegante
Seu painel de instrumentos com mostradores duplos, além de elegante, é bem completo e conta com um menu digital para controle de todos os recursos disponíveis com um simples toque com a ponta dos dedos. O equipamento possui conta-giros, indicador de marcha, hodômetro, duas configurações de viagem, indicador de revisão, autonomia de combustível, nível de combustível, consumo médio e instantâneo, relógio e configurações do controle de tração.
Com novos chassis e suspensões, a Street Scrambler passou por uma grande atualização da sua capacidade e recebeu uma elegância Scrambler mais dinâmica. Assim como na Street Twin, a configuração do chassis da nova Street Scrambler é ajustada para oferecer uma pilotagem neutra e previsível.
O modelo teve sua ergonomia cuidadosamente bem trabalhada para facilitar as manobras – a altura do seu assento, por exemplo, é consideravelmente mais baixa do que no modelo anterior, o que faz dela uma moto realmente acessível e divertida para todos os tipos de pilotos.
Contribuindo para a posição de pilotagem mais esportiva (sem comprometer seu conforto no dia a dia) e para a sua silhueta característica estão os novos garfos dianteiros; a suspensão traseira exclusiva, que “levanta” a extremidade traseira para aumentar a altura de pilotagem; o guidão mais amplo; e as rodas clássicas maiores e raiadas. A nova Street Scrambler possui uma roda dianteira larga de 19 polegadas e uma roda traseira de 17 polegadas, ambas com cubos e aros pretos elegantes.
Comparada com a Street Twin, a Street Scrambler possui uma estrutura adaptada, configuração de chassi exclusiva, guidão mais amplo e pedaleiras mais avançadas. Isso, em combinação com a suspensão dedicada frontal e traseira e com a roda frontal maior de 19 polegadas, fornece ótima condução, uma posição de pilotagem imponente para estradas urbanas e abertas, assim como uma grande capacidade em estradas e trilhas de terra.
Outro aumento na especificação da motocicleta foi feito no sistema de frenagem, que ganhou nova pinça axial deslizante Nissin de alto desempenho, com dois pistões.
VEJA TAMBÉM: Triumph anuncia chef Fogaça como Embaixador da marca no Brasil.
Modelo pode ser personalizado
Assim como a Street Twin, a nova Street Scrambler foi projetada pensando na personalização e possui mais de 150 acessórios para fornecer um visual off-road mais robusto, com mais estilo e capacidade de uso cotidiano. Alguns dos acessórios off-road disponíveis são: amortecedores FOX ajustáveis com ajuste de pré-carga e amortecimento de compressão com 24 posições; grade do farol com preenchimento em vidro preto com um bisel prensado com acabamento em preto fosco; e suporte do guidão em alumínio forjado e usinado com acabamento anodizado preto (equipado com um painel de vinil preto ou marrom, bordado com o logo da Triumph).
Para fornecer ainda mais estilo, a gama de acessórios inclui escapamento de encaixe Vance & Hines com saída única, assento tradicional duplo e retrovisores de 70 mm de diâmetro na extremidade do guidão, com o logotipo da Triumph usinado a laser. Para o uso cotidiano, há manoplas aquecidas com fiação interna, tomada auxiliar e kit de montagem do cockpit, assim como proteção do motor de alta durabilidade.
A Street Scrambler chega ao Brasil nas cores Jet Black, Matt Khaki Green e Korosi Red/Frozen Silver (esta última com revestimento pintado à mão e decalques exclusivos no tanque).
VEJA TAMBÉM: Depoimento do repórter: 900cc – A primeira vez a gente nunca esquece.