Aqueçam os motores e preparem-se: o maior campeonato da motovelocidade mundial está de volta neste final de semana com a abertura em Portugal.
O Autódromo Internacional do Algarve foi o circuito escolhido para receber a abertura do Campeonato do Mundo de MotoGP™, entre os dias 24 e 26 de Março de 2023.
O regresso do início do campeonato à Europa, após mais de três décadas desde a última vez em 2006, e a estreia em Portugal da primeira corrida da temporada deixam uma grande expectativa, para um evento inesquecível.
As novas máquinas e os melhores pilotos da modalidade, na montanha-russa algarvia, são a promessa de um espetáculo da velocidade em duas rodas.
O final de semana em terras lusitanas também contará com a disputa das etapas de abertura de Moto2 e Moto3, categorias de acesso a divisão máxima do Mundial de Motovelocidade.
A programação da MotoGP terá uma diferença importante em relação aos últimos anos. Serão apenas três treinos livres antes da classificação, que por sua vez determinará as posições de largada para a Sprint Race, principal novidade da temporada. Será desta corrida que sairá o grid definitivo para a corrida no domingo.
Na Moto2 e na Moto3, a mudança na programação será mínima. Nenhuma das duas categorias contará com o warm up, pequeno treino realizado na manhã de domingo antes das corridas. Ambas as classes, porém, seguem tendo três treinos livres por final de semana, além da classificação nos mesmos moldes da MotoGP, com Q1 e Q2.
Marquez volta a brilhar!
E a primeira sessão de classificação da temporada de 2023 contou com uma performance incrível de Marc Marquez (Repsol Honda Team), que largará da pole position tanto para a Tissot Sprint quanto para a corrida de domingo no Grande Prêmio TISSOT de Portugal . O espanhol conquistou sua 2ª pole position desde 2019, estabelecendo um novo recorde de volta de Portimão (1m37s675), seguido de perto pelo atual campeão Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) (1min37s290), com Jorge Martin (Prima Pramac Racing) (1min37s454) conquistando o último lugar na primeira linha.