Marca dos três diapasões revela as novas Tracer 7, Tracer 9 GT Plus e Niken GT.
A Yamaha distribuiu uma série de atualizações em sua linha de turismo esportivo de peso médio envolvendo os modelos Tracer 7, Tracer 7 GT, Tracer 9 GT Plus e Niken GT para 2023. Essas mudanças variam de algumas novidades mecânicas a atualizações para aprimorar longas distâncias viajando.
Tracer 7 e Tracer 7 GT
Tanto a Tracer 7 quanto a Tracer 7 GT agora possuem uma tela de TFT de cinco polegadas com conectividade para smartphone. Esta tela oferece dois temas: Touring e Street. O primeiro exibe informações em um estilo analógico convencional, enquanto a último apresenta uma aparência mais moderna. O botão de partida passou por uma revisão para ser compatível com este novo console.
Do lado mecânico, ambas as motos estão equipadas com freios a disco dianteiros duplos maiores, agora, de 298 mm, em uma tentativa de melhorar o desempenho de frenagem. A suspensão dianteira também foi afinada e totalmente ajustável para pré-carga, compressão e recuperação. Ambos são movidos pelo mesmo motor bicilíndrico paralelo de 689 cc, produzindo 73,4 cv e 6,83 kgf.m.
Além disso, a Tracer 7 GT agora recebe uma infinidade de acessórios de turismo como padrão, como malas laterais rígidas de 20 litros, para-brisas maior, tank pad laterais e preparação para o topo case.
Tracer 9 GT Plus
A Tracer 9 GT Plus é a primeira moto Yamaha a ser equipada com Adaptive Cruise Control (ACC), que oferece as vantagens do controle de cruzeiro juntamente com a capacidade de manter automaticamente uma distância fixa do veículo à frente.
Parte de seus sofisticados auxílios eletrônicos ao piloto também inclui um sistema de freio unificado assistido dianteiro/traseiro vinculado ao radar. Este sistema intervém quando detecta uma colisão iminente e, se a força de travagem do condutor não for suficiente para evitar a colisão, ajusta automaticamente a força de frenagem em ambas as rodas para uma desaceleração estável. Este sistema anda de mãos dadas com a suspensão semiativa eletrônica KYB atualizada.
A Tracer 9 GT Plus também recebe uma tela TFT colorida de sete polegadas com conectividade para smartphone, que também pode ser emparelhada com um fone de ouvido conectado por bluetooth. Além disso, esta tela também é compatível com um navegador Garmin em tela cheia.
Enquanto a Tracer 9 GT Plus continua a ser alimentada pelo mesmo motor de três cilindros de 890 cc produzindo 119 cv e 9,48 kgf.m, agora ela recebe modos de pilotagem integrados – Sport, Street, Rain ou Custom -, que agora funcionam em conjunto com o controle de tração, controle de deslizamento, controle de empinada e controle de amortecimento da suspensão eletrônica.
Niken GT
A radical Niken GT apresenta agora um novo motor Euro5 de 890 cc, um aumento na cilindrada de quase cinco por cento. Este é o mesmo motor da Tracer 9 GT, no entanto, os valores de potência são 114,9 cv e 92,7 kgf.m. Para título de comparação, a atual Niken GT é empurrada por um tricilíndrico de 847cc produzindo 115 cv e 8,9 kgf.m.
A Niken GT também está equipado com a mesma tela TFT colorida de sete polegadas com conectividade para smartphone e navegação Garmin, que pode ser configurada para exibir tudo, desde boletins meteorológicos até notificações detalhadas.
As rodas dianteiras de inclinação dupla agora estão equipadas com pneus radiais especialmente projetados, enquanto a Niken GT também recebe eletrônica revisada na forma de uma nova ECU, acelerador eletrônico e quickshifter bidirecional atualizado. Outras atualizações significativas incluem nova suspensão, tela ajustável e manoplas aquecidas
Embora os preços das motos ainda não tenham sido revelados, a Tracer 9 GT+ estará disponível nas concessionárias Yamaha europeias a partir de maio de 2023. Por enquanto, não há expectativa da vinda destas motocicletas – muito menos da Niken – ao Brasil.