Disponível em três cores, nova Yamaha MT-09 chega ao mercado com preço público sugerido de R$ 43.690,00. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem
POR GUILHERME DERRICO
FOTOS: DIVULGAÇÃO
A Yamaha MT-09 chega à sua segunda geração com vários implementos. O novo conjunto óptico (formado por dois faróis duplos em LED), as tomadas de ar maiores junto ao tanque de combustível e as carenagens de proteção do radiador (nas quais, agora, são fixados os piscas dianteiros) deixaram seu visual ainda mais musculoso.
Na traseira, as mudanças também são facilmente perceptíveis, com a nova lanterna com efeito 3D em LED e o para-lama junto à roda, fixado diretamente na balança da suspensão, que também tem a função de suporte da placa. O motor possui três cilindros e a motocicleta vem equipada com controle de tração, sistema “Quick Shift” (que permite trocas de marchas ainda mais rápidas) e embreagem deslizante do tipo “Slip Clutch”, que possibilita reduções de marcha mais bruscas sem risco do travamento da roda traseira.
MOTOR EFICIENTE
A MT-09 conta com motor capaz de gerar um torque de 8,92 kgf.m. Além disso, é leve, com peso em ordem de marchas de apenas 193 kg (que, dividido pelos 115 cv do motor, gera uma relação peso e potência de 1,67 kg por cv). Do tipo DOHC, com dois comandos, 12 válvulas e arrefecimento a líquido, foi batizado pela Yamaha com a sigla CP3, que significa Crossplane 3, uma alusão ao número de cilindros e à tecnologia Crossplane nele empregado – a mesma utilizada na Yamaha M1 do piloto Valentino Rossi, uma lenda da MotoGP. Esta tecnologia permite não só um baixo nível de vibração, como, principalmente, entregar o torque e potência de forma linear e progressiva.
CONTROLE TOTAL
Para tornar a nova MT-09 uma máquina divertida e, ao mesmo tempo, segura, a Yamaha dedicou atenção especial aos detalhes. Seu quadro inteiramente em alumínio é leve e compacto, o que privilegia a agilidade na pilotagem. Também conta a favor de sua ciclística o baixo peso em ordem de marcha (193 kg).
Não podemos deixar de mencionar os freios com ABS. A moto é equipada com dois discos flutuantes de 298 mm e pinças radiais de quatro pistões cada na dianteira, e pinça e disco simples de 245 mm na traseira. O banco também é novo e ganhou um formato mais anatômico (a parte traseira está mais longa para oferecer maior conforto ao garupa). Na parte central, a ponteira de escapamento, toda em aço inox, foi modificada e ganhou um design mais moderno.
PAINEL
O painel, que é 100% digital, está mais para a direita, o que facilita a visualização. É completo e traz todas as informações que um motociclista precisa, como os indicadores de marcha, combustível, posição do D-mode, conta-giros, hodômetro total e parcial, média de consumo, consumo de combustível instantâneo, contagem regressiva de quilômetros em “reserva”, temperatura do motor e temperatura ambiente. Além disso, foram incorporados três novos recursos: as luzes de funcionamento do sistema Quick Shift e do Controle de Tração e o mostrador digital que indica em qual modo de utilização está selecionado o Controle de Tração (e se está desligado ou não).
A nova Yamaha MT-09 2020 está disponível nas cores: preto fosco (Matt Black), azul (Racing Blue), e cinza sólido (Night Fluo). Os modelos chegam com preço público sugerido (sem frete) de R$ 43.690,00, com garantia de um ano e sem limite de quilometragem.
CONFIRA A GALERIA DE FOTOS: