Motocicleta de visual racing vintage presta tributo às motos de competição dos anos 80 e 90 mas com tecnologia e confiabilidade modernas.
Você já pensou poder rodar com uma moto muito parecida com uma que competia nos anos 80 e 90, mas equipada com toda a tecnologia dos dias atuais? Demais, não?
Pois esta é a proposta que a Yamaha sugere com o lançamento da XSR900 GP, motocicleta que traz inspiração nas motos de competição de 30, 40 anos atrás, mas com a confiabilidade e facilidade de condução das motos modernas.
Para fazer jus às suas raízes, a XSR900 GP vem equipada com o mítico quadro Deltabox que estreou na Yamaha YZR500 0W61 de 1982. O quadro instalado na XSR900 GP é descendente da mesma filosofia e espírito de design.
A moto compartilha alguns componentes principais com a já lançada moto nua XSR900. Portanto, o motor, o quadro principal, a suspensão e os freios são compartilhados com ela, mas nem todas essas peças são exatamente iguais.
Veriantes
O quadro, por exemplo, foi alterado para o GP e apresenta maior rigidez e resistência. A mudança foi feita por causa da nova posição de pilotagem da moto, que desloca ligeiramente o piloto para frente e adiciona carga em freadas fortes. O eixo da direção do GP também é de alumínio, a única bicicleta com motor CP3 da linha que apresenta isso. A nova XSR900 GP também possui um chassi auxiliar reforçado em relação ao encontrado na XSR900 original.
Os garfos dianteiros parecem ser os mesmos itens totalmente ajustáveis da KYB encontrados na irmão naked. Isso significa que você tem pré-carga, amortecimento de retorno de compressão para brincar e curso da suspensão dianteira de 130 mm. O amortecedor traseiro também parece ser o mesmo sistema KYB totalmente ajustável, embora a ficha técnica da Yamaha afirme que o GP tem 131 mm de curso, e não os 137 mm que você obtém com a XSR900 normal. Isto nos levaria a acreditar que as configurações usadas na nova moto são ligeiramente diferentes daquelas encontradas na máquina existente e muito possivelmente mais voltadas para a condução esportiva em estrada e pista.
Com a mudança para o guidão, que agora está mais baixo, mais estreito e um pouco mais inclinado para trás, o painel da moto foi revisado e agora apresenta o recurso de touch quando tocado. As pedaleiras também são novas, apresentando um novo design juntamente com uma posição um pouco mais alta e mais recuada. Para aumentar o conforto, o assento da XSR900 GP apresenta uma capa mais espessa e acolchoada.
A mudança final da XSR900 para a réplica retrô da GP é, obviamente, o estilo. A nova moto se parece, literalmente, com nenhuma outra moto nova que você possa comprar, e com os preços das motos esportivas de 750 e 1.000 cc da época subindo rapidamente, a pequena XSR900 GP pode ser a melhor chance que temos de ensacar isso. visual icônico!
A carenagem apresenta um farol LED montado centralmente, com uma pequena luz de posição montada mais acima. Flanqueando ambos os lados da carenagem estão “abas aerodinâmicas”, e a fixação entre a carenagem e o quadro é feita através de uma estrutura tubular, criando uma visão do piloto completa com aquela sensação da era dourada.
A meia-carenagem (há uma opção totalmente carenada vendida no mercado de reposição europeu e japonês) deixa o motor em exibição e, voltando para lá, você tem uma unidade de assento ‘quadrada’ da velha escola que carrega o conjunto de luzes traseiras e o suporte da placa.
Um toque legal da GP é a inclusão de designs personalizados para o painel TFT. É a mesma unidade encontrada no XSR900 e MT-09, mas em vez dos gráficos modernos encontrados nesses modelos, o GP ganha um pastiche de um conta-rotações montado centralmente em estilo retrô completo com um pequeno velocímetro LCD – tudo recriado em formato digital.
A moto pode ainda não está disponível na Inglaterra mas por lá, quando começar a ser vendida custará £ 12.500 (R$ 79.222 na conversão direta e ao câmbio de 28/3).
Infelizmente, muito provavelmente a gente só eja mesmo esta moto em fotos e vídeos, pois a Yamaha Brasil não tem a intenção de vendê-la em nosso mercado.
A moto estará disponível na cor vermelha e branca Legend Red ou no temperamental Midnight Black. A carenagem inferior citada anteriormente pode ser adicionada por £ 623,02 (R$ 3.948) adicionais
Especificações da Yamaha XSR900GP
Motor | 4 tempos, refrigeração líquida, DOHC, 4 válvulas, 3 cilindros |
Capacidade | 890 cc |
Furo/Curso | 78 x 62,1 mm |
Poder | 87,5 kW (117,3 cv) a 10.000 rpm |
Torque | 9,5 kgf.m a 7.000 rpm |
Transmissão | Embreagem assistida/deslizamento em piso molhado de seis velocidades |
Mudança rápida | Sim |
Suspensão – F | Garfo KYB totalmente ajustável – curso de 130 mm |
Suspensão – R | Amortecedor traseiro tipo link totalmente ajustável KYB – curso de 131 mm |
Freio dianteiro | Freio de disco duplo hidráulico duplo de quatro pistões – disco flutuante de 298 mm |
Freio traseiro | Freio de disco único hidráulico de dois pistões – disco fixo de 245 mm |
Ancinho | 25° |
Trilha | 110 mm |
Pneu – F | 120/70ZR17M/C (58W) Sem Câmara |
Pneu – R | 180/55ZR17M/C (73W) Sem Câmara |
Distância entre eixos | 1.500 mm |
Altura do assento | 835 mm |
Peso úmido | 200kg |
Capacidade de combustível | 14 litros |
Variante A2 | Não |
Fonte: Visor Down
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.
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