Investimentos são da ordem de R$ 4 bilhões e prevê a construção de uma planta com mais de 1,7 milhão de metros quadrados, ampliando a capacidade produtiva da marca em mais 1 milhão de motos por ano.
Com investimento previsto de cerca de R$ 4 bilhões, o grupo Guangdong Daye Motorcycle Technology Co., responsável pela marca de motocicletas Zontes, lançou na última segunda-feira (11) a segunda fase do Parque Industrial Daye, que prevê a construção de uma nova unidade de produção, na cidade de Jiangmen, província de Guangdong, na China.
O presidente da J.Toledo/JTZ Motors, João Eduardo de Toledo, responsável pela vinda da marca para o Brasil em 2023, participou da cerimônia ao lado dos diretores globais do grupo chinês e de representantes da mais alta cúpula de autoridades chinesas. Entre os presentes estavam Xie Sheng, diretor-geral do Grupo Guangdong Daye; Wang Yongfeng, presidente da Construction Fifth Engineering Group South China Company; Zheng Danhui, vice-secretário do Comitê do Partido do Distrito de Jianghai e prefeito do distrito; e Tang Huihong, vice-presidente da CCPPC de Jiangmen; e Li Xin, presidente do Comitê Provincial de Guangdong da Associação Nacional Democrática de Construção da China e vice-presidente do Comitê Provincial de Guangdong da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês.
A inauguração marcou o início do projeto de construção da nova unidade, que terá mais de 1,7 milhão de metros quadrados de área construída, incluindo importantes instalações de apoio, como edifícios de apoio habitacionais, fábricas, estradas de parque, água e eletricidade, processamento e fabricação avançados, testes de produtos, armazenamento logísticos inteligente, equipamentos de transbordo, entre outros. O investimento total planejado é de cerca de R$ 4 bilhões.
A nova unidade de produção vai aumentar a capacidade de produção do grupo em 1 milhão de motocicletas por ano e criar mais de 2 mil empregos de alta qualidade. Será uma base de modelo altamente inteligente para o processamento e fabricação de automóveis profissionais, motocicletas e produtos auxiliares.
“O início do novo projeto é outro marco importante no desenvolvimento de nossa empresa. Aproveitaremos esta oportunidade para continuar a defender o conceito central de ‘os sonhos nunca param’ e estabelecer padrões mais elevados e requisitos mais rigorosos e cuidadosos, organização e construção científica para garantir que o projeto possa progredir de forma constante de acordo com o plano estabelecido”, discursou o diretor-geral do grupo, Xie Sheng.
João Toledo, presidente do grupo J.Toledo/JTZ, que representa a marca Zontes no Brasil, destacou a importância e a grandeza do projeto. “É um projeto modelo, de referência, com os padrões mais elevados e tecnológicos que existem. Estou muito feliz em poder levar o que é produzido aqui para o Brasil”, disse.
A província de Guangdong é conhecida como o “Vale do Silício chinês”. Desde 1989, em termos de Produto Interno Bruto [PIB], é a número um na China. Também está bem estabelecida em termos de ciência, tecnologia e inovação. O gasto com pesquisa e desenvolvimento no último ano foi equivalente a US$ 63 bilhões, o que corresponde a 3,4% do PIB.
EICMA
Com suas motos inovadoras e tecnológicas, a Zontes, marca do grupo Tayo Motorcycle Technology, também participou este ano do maior evento mundial da indústria das duas rodas, o EICMA 2024 (Salão de Motos de Milão), que terminou no último domingo (10). O estande reuniu modelos já consagrados da marca, como a GK350 e a T350X, e muitas novidades, como a aventureira 500T, a scooter 368G e a linha 703 (RR, R e F).
A aventureira 500T foi apresentada em duas versões: uma com rodas de liga leve e outra com rodas raiadas para melhor desempenho off-road. No que diz respeito ao estilo, o modelo tem carroceria angular, um para-brisa alto e barras de proteção padrão nas laterais para proteger o motor e a carroceria em caso de capotamento. Com motor monocilíndrico de 498 cm³ arrefecido a líquido e com injeção eletrônica de combustível, tem potência de cerca de 51 cv e 5,1 kgfm de torque, um pouco mais potente do que suas rivais diretas equipadas com propulsores bicilíndricos paralelos.
Com motor de 368 cilindradas, a scooter 368G possui uma taxa de compressão de 11,8:1, alcançando impressionantes 28,5 kW de potência e 40 Nm de torque com notável eficiência de combustível. As rodas dianteiras e traseiras apresentam raios de aço com revestimento a vácuo e aros de alumínio fiado. O padrão de raios de tração lateral reduz o peso, mantendo a força e a resistência ao impacto.
A 703RR vem de um reino futurista. Seu design agressivo exala uma aura poderosa e combativa. Linhas de carroceria ousadas e contornos nítidos cortam o ar, criando um impacto visual impressionante. O motor de 699 cilindradas, três cilindros, de alta rotação e refrigerado a líquido ostenta uma taxa de compressão de 13,0:1 e uma relação de curso/diâmetro de 1,2:1. Este potente motor fornece mais de 102 cv, impulsionando a moto de 0 a 100 km/h em apenas 3,07 segundos e atingindo uma velocidade máxima superior a 250 km/h. O desempenho excepcional da 703RR, acompanhado por sua nota de escape estimulante, garante que ela esteja sempre pronta para a ação. Esta motocicleta é construída especificamente para pistas e aventuras.
A 703R é a versão mais evoluída da street fighter. O estilo de design muscular é único, com carroceria esportiva que chama a atenção. A postura de pilotagem esportiva aliada ao ajuste rigoroso da moto faz a adrenalina disparar o tempo todo. O motor de 3 cilindros desenvolvido de forma independente e a estrutura de liga de alumínio também foram especialmente exibidos durante a exposição, atraindo um grande número de visitantes.
Já a 703F o destaque é para o design do virabrequim de 120º com contrabalanceadores, que garante entrega de potência suave e vibrações mínimas. Foi pensada para aventuras off-road, pronta para satisfazer seu espírito aventureiro.
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.
Let’s go together!