bmw-apresenta-as-novas-f-900gs-f-900gs-adventure-e-f-800gs

Após longa espera, aventureiras da marca chegam repletas de novidades e com muita eletrônica embarcada.

A BMW Motorrad acaba de anunciar na gringa o lançamento das novas F 900 GS, F 900 GS Adventure e F 800 GS, motocicletas que chegam recheadas de novidades e com atualizações em todos os sentidos.

bmw-apresenta-as-novas-f-900gs-f-900gs-adventure-e-f-800gs

Todos os três modelos foram significativamente atualizados e agora oferecem, entre outras coisas, um nível ainda mais elevado de equipamento padrão.

A F 900 GS apresenta muitas inovações de longo alcance. A gama de utilizações da moto foi consideravelmente ampliada graças às suas qualidades off-road melhoradas, combinadas com uma drástica redução de peso de 14 kg em comparação com o modelo antecessor, tornando-a um modelo da Série F ainda mais vocacionado para a aventura.

Nas novas F 900 GS, F 900 GS Adventure e F 800 GS, o motor de 2 cilindros em linha introduzido em 2018 com a F 850 ​​GS recebeu aumento da capacidade de 895 cc (anteriormente 853 cc). Com um intervalo de ignição de 270/450 graus, ele produz um ronco grave e encorpado.

Na F 900 GS e na F 900 GS Adventure ela produz 77 kW (105 cv) e na F 800 GS 64 kW (87 cv). Além de um aumento significativo na potência máxima de 10 cv cada, os novos motores também são caracterizados por uma curva de torque muito mais completa, maior potência de tração e aceleração mais rápida.

Dois modos de condução, ABS Pro e DTC como padrão

Os novos modelos GS da série F já oferecem os dois modos de condução “Rain” e “Road” como padrão, além de controle Dinâmico de Tração DTC, ABS Pro otimizado para curvas e luz de freio dinâmica. Com os “modos de pilotagem Pro” disponíveis como equipamento opcional de fábrica, as qualidades dinâmicas das novas F 900 GS, F 900 GS Adventure e F 800 GS podem ser exploradas ainda mais intensamente graças aos modos de pilotagem adicionais, à pré-seleção do modo de pilotagem e ao controle de torque de redução do motor, bem como o controle de freio dinâmico DBC.

O pacote opcional Enduro Pro disponível na nova F 900 GS deixa a moto ainda mais vocacionada ao off-road, graças às suspensões totalmente ajustáveis, bem como ps novos risers do guidão e corrente M Endurance, que praticamente não requer lubrificação. E se quiser ainda mais comodidade, a suspensão eletrônica Dynamic ESA (Electronic Suspension Adjustment) está disponível como equipamento opcional para a nova F 900 GS Adventure e a F 800 GS.

As novas F 900 GS, F 900 GS Adventure e F 800 GS contam com um chassi de aço estampado e com elementos soldadas entre si, que utiliza o motor como elemento de suporte. O tanque de combustível de plástico de 14,5 litros da nova F 900 GS (apenas 0,5 litro a menos que na 850) é um completamente novo, economizando 4,5 kg de peso em comparação com o tanque de aço do modelo anterior. 

bmw-apresenta-as-novas-f-900gs-f-900gs-adventure-e-f-800gs

Novos painéis laterais do tanque justos, juntamente com um novo acabamento do radiador, dão à nova F 900 GS uma aparência elegante, esportiva e voltada para o off-road. As qualidades off-road, a esportividade e o desempenho dinâmico também se refletem em toda a seção traseira, que é significativamente mais estreita e dinâmica do que o modelo antecessor.

A F 900 GS apresenta uma seção traseira completamente redesenhada que a torna ainda mais dinâmica e economiza cerca de 2,4 kg de peso. É economizado mais 1,7 kg graças ao novo escape da Akrapovič. 

As elevadas qualidades off-road da nova F 900 GS são expressas pelo triângulo ergonômico (guidão – assento – pedaleiras) otimizado para uso off-road. As pedaleiras mais baixas, em combinação com a posição mais elevada do guidão e o novo design do tanque, proporcionam vantagens claras, especialmente ao pilotar em pé em terrenos acidentados.

Todos os três novos modelos já oferecem uma alavanca de câmbio ajustável como padrão. Em conjunto com um rolamento otimizado e um novo desenho da alavanca de câmbio, também foi possível otimizar ainda mais a mudança da transmissão de seis marchas. A F 900 GS também apresenta um novo pedal de freio em uma posição mais elevada.

bmw-apresenta-as-novas-f-900gs-f-900gs-adventure-e-f-800gs

Novo Farol em LED

Comparado ao modelo antecessor, o farol LED da nova BMW F 900 GS oferece um maior ângulo de abertura do farol baixo e, portanto, melhor iluminação diretamente na frente da motocicleta. A nova F 900 GS Adventure e a F 800 GS também contam com iluminação full LED de série. 

A F 850GS já possuía painel em TFT de 6,5 polegadas como padrão e isso agora também passa a ocorrer com as novas F 900GS, F 900GS Adventure e F 800 GS, que anteriormente tinha um display analógico, tornando a experiência de condução conectada possível também neste modelo. A nova BMW F 900 GS já vem equipada de série com um suporte de 12 mm, que permite a montagem de action cams ou outros dispositivos. Para instalar o BMW Motorrad Connected Ride Navigator ou o BMW Motorrad Connected Ride Cradle, entretanto, é necessária a instalação do “preparação para navegação”.

A nova BMW F 900 GS foi completamente redesenhada e beneficia-se de um design dinâmico que sinaliza maiores qualidades off-road e esportividade, além de destacar visualmente os 14 kg de peso reduzido. Um dos pontos-chave do novo design é o tanque de combustível de plástico redesenhado, que permitiu um design muito mais fino e ergonomicamente mais favorável, com capacidade apenas 0,5 litros a menos que o modelo anterior. 

A nova F 900 GS está disponível na versão básica na cor Blackstorm metalizada; a versão Passion conta com a pintura sólida amarela São Paulo e na versão GS Trophy na pintura sólida Lightwhite/Racing Blue metalizada. Já a F 900 GS Adventure está disponível como variante básica em Blackstorm metálico e como variante do modelo Ride Pro, em alumínio branco fosco. A nova F 800 GS em sua versão básica terá a pintura sólida Lightwhite; no modelo Sport será vendida na cor Racing Blue e como versão Triple Black em Blackstorm metálico.

Por enquanto, não sabemos quando estas motocicletas estarão disponíveis no Brasil e seus respectivos preços, entretanto, há especulações que apontam para julho do ano que vem.

bmw-apresenta-as-novas-f-900gs-f-900gs-adventure-e-f-800gs

Os destaques da nova BMW F 900 GS

• Peso reduzido em 14 kg.
• Depósito de combustível e secção traseira em plástico significativamente mais leves.
• Novas partes do corpo.
• Novos garfos telescópicos invertidos totalmente ajustáveis.
• Braço oscilante mais leve.
• Pacote Enduro Pro como equipamento opcional de fábrica.
• Silenciador traseiro desportivo da Akrapovič.
• Ergonomia otimizada para uso off-road.
• Apoios para os pés Enduro.
• Punhos aquecidos.
• Protetores de mãos.
• Cavalete lateral em alumínio.
• Nova alavanca do freio de pé.
• Novo farol LED.
• Suporte multifuncional.

Os destaques da nova BMW F 900 GS Adventure

• Novos garfos telescópicos invertidos totalmente ajustáveis.
• Faróis LED.
• Novos painéis laterais.
• Punhos aquecidos.
• Protetor do motor em alumínio.
• Novo pacote de equipamentos opcionais Ride Pro

Os destaques da nova BMW F 800 GS

Display TFT de série

• Punhos aquecidos

• Farol LED

• Protetores de mãos

• Porta-luvas Variocase.

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas

Let’s go together!