A 44ª edição do maior rali do mundo acontece de 1º a 14/1 com até 70% do percurso inédito. Serão 12 etapas e um roteiro de 8.375 km na Arábia Saudita
O maior e mais desafiador rali do planeta terá início neste sábado, 1º, e acontece até 14/1 na Arábia Saudita, e os brasileiros Rodrigo Luppi/Maykel Justo, da equipe Luppi Rally Team, estão preparados para encarar as 12 etapas da 44ª edição do Dakar. A dupla que competirá nos UTVs, pela categoria T4, está em Jeddah, a segunda maior cidade do país, onde acontecerá o Prólogo que definirá a ordem de largada e terá um percurso de 19 km. Será apenas um aquecimento dos motores para uma jornada de 8.375 km, dos quais 4.258 de trechos cronometrados. Pelo terceiro ano consecutivo o Dakar acontece na Arábia Saudita e terá até 70% do percurso inédito, sendo que as temidas dunas estarão presentes em todas as etapas.
Com os resultados positivos desta temporada em provas internacionais, a dupla paulista – Luppi reside em Vinhedo, enquanto Justo em Taubaté – irá competir no Rally Dakar com um Can-Am Maverick XRS, preparado pela South Racing. O sonho virou realidade para Luppi, que fará sua estreia na competição, após duas décadas de off-road e contará com a navegação do experiente Justo que tem 10 participações no Dakar no currículo.
“Certamente é a realização de um sonho para qualquer piloto de rali estar neste grid e chegou a minha vez. Este ano fizemos provas na Argentina, no Marrocos e em Abu Dhabi com foco no Dakar. Não será tarefa fácil, mas nosso objetivo é manter um bom ritmo de prova, completar todo o roteiro e vamos lutar para finalizar em boa posição em nossa categoria”, explica Luppi, bicampeão do Sertões.
Em fevereiro, na Argentina, a dupla foi Campeã do South American Rally Race, na geral dos UTVs pela Território Motorsport, equipe pela qual foram também Campeões do Sertões 2020 na categoria UT2 e Vice-Campeões na geral. A partir de outubro, Luppi/Justo passaram a competir com UTV preparado pela South Racing, no Rally do Marrocos (vice-campeã na UTVs) e, em novembro, o Abu Dhabi Desert Challenge (4º na T4 e 8º na geral), duas etapas finais do Mundial de Rally Cross Country.
Justo que já competiu nos caminhões, carros e UTVs no Dakar, inclusive as duas últimas edições na Arábia Saudita, vê com boa expectativa a estreia da dupla. “Será a primeira vez que estaremos juntos no Dakar. Rodrigo evoluiu muito a pilotagem nas dunas e no deserto, sobretudo nos dois últimos ralis – no Marrocos e em Abu Dhabi – assim esperamos não ter problemas mecânicos e vamos dar o nosso melhor”, afirma o navegador.
A prova – Difícil do início ao fim, a maior prova off-road do mundo desafia pilotos, navegadores e suas máquinas em terrenos predominantemente no deserto, com muitas dunas e exige técnica, resistência física e emocional para superar o dia a dia da competição. Serão duas semanas de rali, com um dia de descanso na capital da Arábia Saudita, em Riad (8/1). A programação terá início mais uma edição em Jeddah (Prólogo), mas a prova começa para valer no domingo, 2, em Ha’il com a 1ª etapa. Na segunda-feira (3/1), na 2ª etapa, os competidores já entram na Maratona, onde não poderão receber apoio mecânico externo. Para facilitar a logística a organização programou cinco etapas em laço (com largada e chegada no mesmo local) e o rali termina em Jeddah no dia 14. O Dakar 2022 somará pontos para os Campeonatos Mundiais de Rally Cross Country (FIA e FIM). Mais informações www.dakar.com
A equipe Luppi Rally Team tem patrocínio da Nova Canabrava Bioenergia com apoio da South Racing. Para acompanhar a aventura dos brasileiros no Rally Dakar 2022: Instagram @luppi_rally_team
ROTEIRO DAKAR 2022 (Arábia Saudita)
Prólogo – Sábado, 1/janeiro – Jeddah > Ha’il
Especial: 19 km – Total do dia: 614 km
Etapa 1 – Domingo, 2/janeiro – Ha’il > Ha’il
Especial: 333 km – Total do dia: 514 km
Etapa 2 – Segunda-feira, 3/janeiro – Ha’il > Al Artawiyah
Especial: 338 km – Total do dia: 568 km
Etapa 3 – Terça-feira, 4/janeiro – Al Artawiyah > Al Qaisumah
Especial: 368 km – Total do dia: 555 km
Etapa 4 – Quarta-feira, 5/janeiro – Al Qaisumah > Riad
Especial: 465 km – Total do dia: 707 km
Etapa 5 – Quinta-feira, 6/janeiro – Riad > Riad
Especial: 346 km – Total do dia: Deslocamento total: 560 km
Etapa 6 – Sexta-feira, 7/janeiro – Riad > Riad
Especial: 402 km – Total do dia: 618 km
DIA DE DESCANSO Sábado, 8/janeiro – Riad
Etapa 7 – Domingo, 9/janeiro Riad > Al Dawadimi
Especial: 402 km – Total do dia: 701 km
Etapa 8 – Segunda-feira, 10/janeiro – Al Dawadimi > Wadi Ad Dawasir
Especial: 395 km – Total do dia: 830 km
Etapa 9 – Terça-feira, 11/janeiro – Wadi Ad Dawasir > Wadi Ad Dawasir
Especial: 287 km – Total do dia: 491 km
Etapa 10 – Quarta-feira, 12/janeiro – Wadi Ad Dawasir > Bisha
Especial: 375 km- Total do dia: 759 km
Etapa 11 – Quinta-feira, 13/janeiro — Bisha > Bisha
Especial: 346 km – Total do dia 501 km
Etapa 12 – Sexta-feira, 14/janeiro – Bisha > Jeddah
Especial: 164 km – Total do dia: 680 km
TOTAL Especiais: 4.258 km
TOTAL Roteiro: 8.375 km
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas
Let’s Go Together!