Brasília Capital Moto Week movimentou os arredores do Distrito Federal. O evento ajudou a gerar empregos, contribuiu com a economia da região, além de reunir motociclistas de diversos estados e até do exterior
Texto: Guilherme Derrico e Cezar Augusto de Oliveira
Fotos: Marcos Barros e Laertes Torrens Filho
Brasília Capital Moto Week
O Brasília Capital Moto Week já faz parte do calendário motociclístico nacional. É um daqueles encontros que todos que vão, retornam, e os que ainda não foram, torcem para ter uma oportunidade de conhecer. E não só pelos seus números extraordinários: a XIV edição teve cerca de 680 mil visitantes, sendo o terceiro maior evento do mundo, o maior da América Latina, e incluiu um passeio com 40 mil motos. Aproximadamente 300 mil motociclistas passaram pelo acontecimento, que gerou 7 mil empregos diretos e indiretos. Em 10 dias de eventos contínuos, a economia da cidade movimentou cerca de R$ 55 milhões de reais.
Ao todo, foram 1.704 moto clubes e 209 expositores. Várias atrações foram oferecidas ao público, entre elas, as apresentações de 40 bandas, com destaque para Os Paralamas do Sucesso, Jota Quest, Camisa de Vênus e Blitz, que ajudaram a animar ainda mais a festa. A estrutura era impecável e contava com praça de alimentação, food park, açougue, mini mercado, restaurantes, bares temáticos, ilhas para venda de bebidas, estações de banheiros masculinos e femininos, chuveiros quentes, postos de primeiros- socorros, moto-resgates, heliponto, posto da Polícia Civil e da Polícia Militar, central de monitoramento CFTV, sala de imprensa, espaço Moto Kids, espaço Lady Bikers, globo da morte, bungee jump e muro de escalada. Clubes de renome nacional e internacional prestigiaram o evento, com suas tendas, festas, comidas e muita confraternização, tudo com muita organização e segurança.
Tecnologia de ponta
Neste ano houve uma inovação tecnológica: em vez do manuseio de dinheiro nas várias barracas de comidas e bebidas, o usuário recebia um cartão e nele colocava quanto queria de crédito, e podia usá-lo por todo o período. Também foram comercializados pacotes para quem não era motociclista e, mesmo assim, queria visitar o local.
Os motociclistas podiam entrar e sair a qualquer tempo sem nada pagar, desde que estivesse de motocicleta, é claro. Destacamos a presença de um dos maiores Moto Grupos do Brasil, o Carpe Dien Moto Turismo, que estava sob a batuta do seu diretor de Brasília, Busch II.
10 dias de animação
No último fim de semana do evento, integrantes de todo o Brasil se reuniam para confraternizar. Atualmente, o grupo conta com aproximadamente 2 mil associados, sendo que 200 estiveram presentes no Brasília Capital Moto Week. Motos e coletes do Pará a Curitiba entravam no clima de muita festa e alegria.
Um ambiente que teve bastante movimento foi a tenda Brasília Rock Saloon, que abria os trabalhos às 15h durante os dias de semana, e às 12h aos sábados e domingos, com encerramento às 3h. Havia um palco com decoração e iluminação diferenciada, que recebeu duas bandas por dia. Outro ponto que esteve sempre lotado foi o Moto Bar/Budweiser. O local era concentrado bem em frente à administração do evento e tinha 738 metros quadrados, espaço perfeito para degustar uma boa cerveja e bater papo com os amigos.
De acordo com Marco Portinho, um dos organizadores do evento, a meta era fazer uma festa grandiosa, e foi alcançada. “Estamos muito felizes com mais um ano de sucesso. Para receber a todos, uma verdadeira cidade foi montada. Em uma área de 220 mil m² dentro de 2.500 metros lineares de fechamento em placas cegas, com praça de alimentação, bares temáticos e atividades para as crianças. O evento é feito por motociclistas e para os motociclistas”, diz Portinho.
Agradecimento especial ao Busch II e aos companheiros de viagem: Cezinha, Gigio e Ronaldinho, do Hawk Riders.
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