Grupo ajuda a promover a união e a alegria entre os motociclistas envolvidos na causa

POR: CLÁUDIA TERRA

FOTOS E VÍDEO: HOG

A Harley-Davidson está desde 1998 na Arábia Saudita, em Dhahran, e atualmente está presente também em algumas cidades como Riyadh, Jeddah, Dhahran e Jubail. O HOG (Harley Owners Group) Riyadh começou em 2004, com a chegada da Harley na região, para a alegria de muitos motociclistas. O número de membros atualmente chega a mais de 200 integrantes. O LOH (Ladies of Harley) tem 15 mulheres, que participam de um grande número de eventos, como palestras de segurança ou eventos familiares e, geralmente, organizados pelas próprias envolvidas. Oficialmente, as mulheres conquistaram este ano o direto de dirigir carros e motocicletas, e isso foi muito celebrado pelo país, e elas também ganharam o direto de irem a estádios de futebol, além de outras conquistas que estão vindo. Para uma país que está a cada dia se modernizando, essa tendência é bastante positiva. “2018 é um ano novo para as mulheres, pois conquistaram o direto de dirigirem carros e motos. Elas podem tirar uma licença no Departamento de Polícia de Trânsito. E se elas têm essa licença, não há nada que as impedem de dirigir”, explica Ehab Alibrahem, Membership Officer e Lead Road Captain do HOG e Comandante da Migração, com várias funções no grupo.

O motociclismo na Arábia Saudita está em grande evolução e crescimento. O país promove muitos eventos, como Dirab Canyon Rally Internacional, realizado de 1 a 3 de novembro. Esse é um dos maiores eventos motociclísticos do país aberto para participação de motociclistas de todo o planeta, e o primeiro oficialmente realizado com participação das mulheres. O evento reúne bikers de diversas regiões. “Tivemos a presença de muitas mulheres e ficamos honrados com a presença delas no evento. O Rally Motorcycle Dirab Canyon International é de propriedade de Dirab Motor Park, organizado por TD3, parceiro de mídia grupo MBC e tem parcerias com Bikers Skills Institute e HOG Riyadh Chapter. No evento, há atividades como Bike Show, Stunt Skills Show Games, Bike Drage Race, Discover Najd Ride, terá passeio de 400 km pela região de Riyadh e cidades antigas, concerto de música e churrasco, áreas de camping e muito mais. Dentro do Dirab Canyon o HOG Riyadh é responsável pela organização e implementação do Discover Najd Ride. Há vários outros eventos na Arábia Saudita e também nos Estados do Golfo e alguns países próximos. O número de participantes chega a centenas, há interesse e desejo nosso de participarmos da maioria dos eventos. Um dos meus eventos favoritos é o HOG Bahrain Rally. No ano passado, o HOG Riyadh Chapter organizou um grande desfile chamado Ride for Entertainment, com mais de 400 participantes. Tivemos outro evento para as celebrações dos 115 anos da Harley-Davidson. Não nos limitamos só aos eventos, trabalhamos o ano todo e sempre tentamos fazer o melhor e no mesmo nível do HOG ao redor do mundo. Realizamos passeios semanais (terças e sextas-feiras) e no final do passeio temos café da manhã, jantamos ou apenas café na concessionária Harley-Davidson Motorcycle Showroom, ou ainda temos no HOG Club House, com muitas atividades e encontros. Temos um longo passeio a cada mês, mas posso dizer que estamos preparando um grande evento para celebrar o aniversário 15 anos da Harley-Davidson Riyadh”, explica Ehab.

A diretoria do HOG Chappter Riyadh é a seguinte: Mohammed Eid (Director), Hassan Aloraini (Secretary Officer), Ahmaed Adada (Head Road Captain), Ehab Alibrahem (Membership Officer & Lead Road Captain), Bader Almisfer (Safety Officer),Mohamed Tariq (Activity Officer), Antria Dimaki Panagiotou (Activity Officer), Taiseer Al-ratrout (Public Relations), Rany Zammar (Historian Officer), Rayed Alfaraj (Social Media Officers), Abdulrahim Alsharbaji (Photographer Officer), Mishal Alrasheed (Editor Officer), Abdulrahman Nagshabandi (Tresurer), Omar Al-sheikh (Ambassador), Waleed Al-housain (Support Officer), Abdulfatah Taleb (Support),  Obay Aljerian (Webmaster Officer).

Em setembro foi o aniversário da Arábia Saudita, entre os dias 20 a 23 tiveram grandes celebrações no país, e em Riyadh aconteceram eventos grandiosos. “Nós do HOG fizemos um belo desfile para as crianças, tivemos carnavais e eventos sociais de todos os lados da comunidade e também fogos de artifício, e este ano, participamos com o Carnaval e também com o Museu Sager Aljazeera, e um desfile organizado pela SAMF (Arábia Saudita Motor Federation). Estamos convencidos de que somos parte da comunidade e devemos contribuir até mesmo com uma pequena parte para desenhar um sorriso nos rostos das crianças e deixar uma bela impressão em sua memória. O Museu da Arábia Saudita Sager Aljazeera está sempre em busca do novo e de tudo que atraia as pessoas para participarem dos eventos, somos uma pequena parte deste contexto. Além disso, durante as celebrações do Dia da Arábia Saudita, a SAMF teve um grande desfile com a participação de todos os motociclistas presentes de outros grupos, além do HOG. Este desfile reuniu cerca aproximadamente 160 motociclistas, o percurso foi em Riyadh passando pelas principais rodovias e estradas de norte a sul da cidade em uma rota de 50 kms. Todas as celebrações foram de livre acesso para todas as pessoas, crianças, jovens, homens e mulheres”, conta Ehab.

Riadh, que significa ‘os jardins, é a capital da Arábia Saudita. É a maior cidade do país, localizada na península Arábica. Sua região metropolitana abriga aproximadamente 7 milhões de pessoas. A cidade situa-se a cerca de 400 quilómetros do golfo Pérsico, cercada pelo deserto.  No verão, as temperaturas são muito altas, de aproximadamente 50 graus. A temperatura média em julho é de 43,5 °C. Os invernos são amenos, com noites frias e ventosas. O clima geral é árido, recebendo pouca chuva. Também é conhecida por ter muitas tempestades de poeira. A poeira é tão densa que a visibilidade é inferior a 10 metros e fica difícil respirar.

O Capitão Ehab é motociclista de longa data. Desde criança visitava a loja da Harley-Davidson, sempre assistia filmes, documentários e programas de TV sobre a marca. Ele também gosta de rock, precisamente Heavy Metal e outras variações extremas do Metal, como Hard Rock, Trash Metal, entre outros. Suas bandas favoritas são Metallica, Slayer, Motorhead e Sepultura, banda brasileira que deve se apresentar no Rock in Rio, no Rio de Janeiro, em 2019, evento que terá novamente a noite especial do Metal com o Iron Maiden na line-up e outras super bandas.

Anos depois, em 2015, com ele já adulto e independente, decidiu comprar sua primeira moto, uma Harley-Davidson. O modelo escolhido foi a Dyna Wide Glide 2015. Ele não imaginava que teria um grande número de amigos após adquirir uma H-D, mas isso aconteceu. Ele, como muitos amantes e proprietários de Harley, têm muitos amigos em todo o planeta, unidos por essa paixão chamada Harley-Davidson, sempre unidos e prontos para rodar até um bar ou por muitos quilômetros em uma grande aventura. “Meu principal objetivo em possuir a moto era pegar uma rodovia e aproveitar as viagens mais longas. A minha primeira longa jornada foi de Dubai, Emirados Árabes Unidos, até Riyadh, com cerca de 1000 km. A viagem foi difícil e cansativa. Hoje eu posso rodar por 24 horas sem parar com facilidade. Toda vez que ando de motocicleta me encontro em uma nova aventura ou em uma maneira divertida de curtir amigos e muito mais, tenho muitas histórias entre contos alegres ou cansados e engraçados que eu não me lembro. Eu não consigo descrever meus sentimentos quando chego ao final de uma longa viagem. Eu gosto dos longos passeios. Viajo muito entre os estados do Golfo (Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Qatar e Omã). Eu já fiz quase 62.140 milhas (100.000 km) na minha motocicleta. Graças a Deus nunca tive grandes problemas com a minha Harley. Como você sabe, na Arábia, nós somos uma terra deserta, então quando viajo, às vezes, surgem os ‘hubub’, vento e poeira intensos, e isso dificulta rodar de moto. Meus planos para viagens longas para 2019 é ir para a Europa; 2020 para os USA, e porque não, em 2021, para o Brasil. Ou talvez mude os planos e vá para o Brasil em 2019 para rodar de Harley e participar do Rock in Rio, ver a banda Sepultura e conhecer país”, diz Ehab.

O HOG sempre participa oficialmente dos eventos bikes dos HOGs de outros países e encontros realizados por outros grupos. Há sempre uma grande harmonia e união entre todos. Além disso, o HOG também participa de atividades sociais e, como o Ehab diz, “somos parte de uma comunidade e devemos contribuir para o bem-estar das pessoas, mesmo que em pequenas cotribuições” e sempre devemos deixar alegria e boa impressão, em belas atitudes por onde passamos.

O Harley Owners Group foi formado em 1983 pela Harley-Davidson como forma de construir relacionamentos duradouros com os clientes da marca, criando vínculos exclusivos entre a empresa, seus funcionários e consumidores, bem como o Ladies of Harley (LOH), grupo ligado ao HOG, criado para encorajar as mulheres a serem mais ativas no HOG. O LOH tem objetivo de dar apoio e motivação para as mulheres pilotarem suas motos e, para isso, o Ladies of Harley também tem eventos especiais para as mulheres reunirem-se e conduzirem suas máquinas. Os dois clubes estão presentes em diversas lojas da Harley em todo o planeta e, para ser membro, o motociclista homem ou mulher só precisa ter uma Harley-Davidson de qualquer ano. A associação pode ser feita via site da Harley de qualquer país ou diretamente nas lojas.

Ehab Alibrahem não conhece nada sobre o Brasil e disse que não imaginava que a Harley-Davidson estaria presente no país. Mas, para sua alegria, o Brasil tem Rock in Rio e é o segundo mercado da H-D, fora dos USA. Aqui, ela está presente em muitas cidades, com 115 concessionarias. A águia americana está presente em quase todos os estados. Além disso, o BR é o único país em que a Harley tem uma fábrica de montagem das motos fora dos USA. A empresa fica na região amazônica, em Manaus, região fantástica, que abriga a maior floresta do planeta, a encantadora e misteriosa Amazônia.

O Brasil é, sem dúvida, um nobre destino para todos os motociclistas que amam aventuras, natureza e pessoas alegres e muito receptivas. Aqui todos são bem-vindos! Amor e respeito, sempre unidos pela liberdade e aventura em duas rodas com a Harley-Davidson e outras grandes marcas fazem parte do nosso cotidiano. Somos todos “um” nesse universo biker, neste belo planeta!

Agradeço ao HOG Riyadh, em especial ao Capitão Ehab Alibrahem pela ajuda na realização desta reportagem. Seja bem-vindo ao Brasil sempre que desejar vir.

Links

https://motoadventure.com.br/category/in-english/

https://www.facebook.com/EntusiastaAdventure/

www.hogriyadh.com

https://www.facebook.com/HogRiyadhChapter/

 

VÍDEO:

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:

*Cláudia Terra é jornalista, motociclista e amante do universo Harley-Davidson.

https://entusiastaadventure.blogspot.com

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here