A ideia de transformar sua motocicleta em uma obra de arte foi o ponto de partida para que um tatuador, apaixonado por motos e com um sonho de ter algo exclusivo, recorresse à customização de uma Yamaha Drag Star

Texto: Guilherme Derrico
Fotos: Fábio Eva

Customização

Há três anos na cidade de Ouro Fino (MG), Fernando Junior da Silva, de  36 anos, tatuador e proprietário do Studio de Tatuagens Enigma Tattoo, deu o primeiro passo para a realização de seu sonho: comprou uma Yamaha Drag Star, ano 2004 e, passados apenas cinco meses após sua mais nova aquisição, ele queria mais. Foi então que Fernandinho, como é carinhosamente conhecido, resolveu dar inicio à customização de sua moto.

O projeto

Nas mãos da empresa Easy Riders Motors, a motocicleta passou pela sua primeira grande modificação. La Betão (Gilberto Rosa) refez a moto praticamente inteira, apenas o chassis e o motor permaneceram originais. O tanque foi feito sob medida para a moto, assim como bancos, para-lamas e outros itens. Sua cilindrada passou de 650 cc para 730 cc, a roda dianteira passou para aro 17 com pneus de 130 mm, enquanto a roda traseira ostenta um pneu de incríveis 300 mm em uma roda de aro 18. E toda suspensão dianteira veio de uma Ducati.

Só alegria

Durante dois anos a moto foi usada quase que diariamente pelo proprietário, que utilizava a máquina em viagens e para ir ao trabalho. Com o decorrer do tempo, a pintura sofreu desgastes naturais, o que motivou o proprietário a pensar em dar andamento à segunda etapa de customização, dessa vez totalmente voltada à um banho de tinta, com destaque para o tom azulado.

Após procurar em diversos lugares diferentes uma oficina especializada que fizesse a pintura que ele sempre sonhou, Fernandinho conheceu Andre Rossanezi, proprietário da oficina Studio-A, que é especializada em pinturas especiais e tem sua sede na cidade de Águas de Lindóia, em São Paulo.

Em sua primeira conversa para definir o projeto, o tatuador fez uma única exigência: “Quero fogo, muito fogo, e tem que ser um fogo azul”. Após muita conversa e muitas ideias, o projeto foi definido e a técnica a ser usada é conhecida como “true fire” na cor azul. Andre explica que essa e uma técnica mais conhecida no EUA e pouco vista no Brasil. Por se tratar de um trabalho feito em várias etapas e camadas diferentes de tinta, que sobrepostas conferem profundidade à pintura, faz com que o trabalho se torne uma tarefa complexa e demorada, e que poucos artistas aqui no Brasil fazem.

A pintura

Na oficina, a moto foi novamente desmontada e todas as peças foram lixadas até chegarem à lata, e o trabalho começou do zero. A máquina foi apelidada pelo proprietário de Enigma, em alusão ao estúdio de tatuagens, e teve o logotipo do espaço feito em aerografia no pára-lama traseiro da moto, em forma de um ponto de interrogação coberto por chamas, assim como a escrita “Enigma” no tanque da moto. Todas as peças foram pintadas com chamas e por toda sua extensão corre um fogo realístico na cor azul (True Fire), que no sol parece ter vida própria, dando movimento à pintura como se as chamas estivessem dançando.

Em meio a tanto fogo, um trabalho minucioso de aerografia foi feito no tanque, e uma grande caveira surge no meio das chamas para completar o trabalho. O para-lama dianteiro também foi feito seguindo o mesmo padrão do tanque, e lá, outra caveira pode ser vista em meio ao fogo azul. Todo material utilizado é importado e veio direto dos Estados Unidos. Nesse trabalho de pintura, nenhum detalhe foi deixado de lado, até as rodas foram pintadas com aerógrafo e dezenas de pontos de interrogação foram feitos de forma sutil sob as rodas da moto. Completando o trabalho, as pinças de freio foram pintadas de azul e um fino filete azul foi feito nas bordas das rodas. Hoje, o proprietário exalta a customização da sua Yamaha com felicidade. “A pintura é o que faltava para completar a moto. É a verdadeira ‘cereja do bolo’!”.

SERVIÇO:

Easy Riders Motors.

Telefone: (47) 3350-5335

Oficina Studio-A.

Telefone: (19) 3824-7489

VEJA TAMBÉM: Customização: Lelê Carioca.