18 kg mais leve que a Monster 821, apresentando iluminação full LED e muita eletrônica embarcada, nova naked vai custar R$ 86.990
Na noite desta quinta-feira (04), a Ducati do Brasil apresentou a nova Ducati Monster.
Lançada em 1993, a motocicleta Monster já soma mais de 350 mil unidades produzidas desde a sua apresentação, tornando-se um sucesso entre os apaixonados por modelo naked.
Com cerca de 150 convidados, a Ducati do Brasil reuniu clientes, jornalistas e apaixonados por Monster para uma apresentação do novo modelo em São Paulo. O local escolhido foi a LaBof, parceira Ducati e com sede na Vila Mariana.
Nova Monster
A moto é equipada com o Testastretta 11º, um bicilíndrico de refrigeração líquida com 4 válvulas por cilindro, 111 cv e distribuição Desmodrômica. O seu chassi, inspirado pela Panigale V4, é um quadro em alumínio curto, fixo diretamente aos cabeçotes do motor. É ainda mais leve e contribui para reduzir o peso total para 166 kg (a seco).
O farol integra perfeitamente a imagem orientada para o futuro, ao mesmo tempo que nos remete para a forma redonda da ótica que apelou a centenas de milhares de apaixonados das Monster. A traseira tem linhas sinuosas, sendo suportada pelo sub-chassi melhorado pela avançada tecnologia GFRP (Glass Fiber Reinforced Polymer, ou Polímero Reforçado de Fibra de Vidro), para ser, simultaneamente, ainda mais leve e robusto.
O Testastretta 11º de refrigeração líquida, com cilindros em “L” a 90o e 937 cc tem homologação Euro 5 e apresenta a tradicional distribuição Desmodrômica exclusiva na sua classe. Comparado ao modelo 821 anterior, ganhou em cilindrada, potência, torque, mas diminuindo em peso (-2,4 kg), o que contribuiu para a redução de peso e leveza da moto e também adiciona uma ciclística ainda mais aprimorada. Ele agora disponibiliza agora 111 cv às 9.250 rpm, com um torque de 9,5 kgf.m em 6.500 rpm.
Para este exclusivo bicilíndrico Testastretta, uma considerável atenção foi reservada à definição da curva de torque, especialmente em baixas rotações, mais usadas em estradas sinuosas, bem como em condução urbana. Uma entrega cheia mais fácil de gerir é mantida também graças à reformulada caixa de velocidades – que assegura trocas de marchas precisas – e ao Quick Shift Up & Down (instalado de série).
A nova Monster nasceu para ser leve e compacta. Foi por isso que os engenheiros da Ducati trabalharam de forma árdua e obsessiva, focando-se em cada detalhe durante a fase de design. O chassi, tal como na primeira Monster, é inspirado numa Superbike de Borgo Panigale e fabricado em alumínio como o da Panigale V4. Este elemento é 4,5 kg mais leve (uns notáveis -60%) que o anterior em treliça, atingindo agora os 3 kg, ao mesmo tempo que apresenta dimensões compactas. Além disso, os aros perderam 1,7 kg, a balança ficou mais leve em 1,6 kg, sem contar o subframe, que perdeu 1,9 kg. Este cuidadoso trabalho de iluminação levou à uma redução de peso de 18 kg em comparação com a Monster anterior.
Nesta perspectiva, a nova Monster apresenta-se não só mais leve, mas também mais compacta. As zonas laterais são muito estreitas, e esta opção em particular permite ao condutor colocar com segurança os pés no chão quando a moto se encontra estacionada. Este resultado foi conseguido também devido ao confortável assento, a 820 mm de altura. Um assento de 800 mm está também disponível como opcional, enquanto que, com o kit de rebaixamento da suspensão, é possível reduzir a altura do banco para 775 mm. A Monster tem uma distância entre eixos compacta de 1.474 mm, enquanto que o raio de esterço foi aumentado para maximizar a manobrabilidade a baixas velocidades e em manobras estacionárias (agora de 36º, +7º em comparação com a versão 821). Tudo isto significa um prazer de condução sem rival, mesmo através do trânsito da cidade no dia a dia.
Esta nova Monster 937 conta com bastante eletrônica embarcada. O equipamento de série inclui o Bosch Cornering ABS, Controle de Tração e Controle de Wheelie, totalmente ajustáveis. A natureza esportiva da nova Monster é também sublinhada pelo Launch Control, que assegura um arranque rápido: características fora do comum, habitualmente reservadas às motos superesportivas, permitem à Monster expressar o seu desempenho com segurança. Além disto, os Riding Modes tornam possível alterar o caráter da nova Monster de acordo com os diferentes gostos e necessidades. Tudo pode ser facilmente gerenciado através dos controles do guidão e visualizado na nova tela full-TFT de 4,3″, com gráficos de leitura imediata inspirados na Panigale V4. Por fim, um grande conta-giros é posicionado no centro junto com a indicação da marcha selecionada.
Pneus Pirelli
Aros de liga leve, aliviados em 1,7 kg em comparação ao modelo Monster 821, participam na leveza geral da nova Monster. De 3.5 x 17″ na frente e 5.5 x 17″ na traseira, montam pneus Pirelli Diablo Rosso III de 120/70 na dianteira e 180/55 na traseira.
Pré-Venda durante o mês de agosto
Os 30 primeiros clientes que comprarem o novo modelo durante o mês de agosto receberão um kit especial Ducati, composto de jaqueta Summer, luva e protetor de coluna.
Para aproveitar a promoção, válida até 31 de agosto, o cliente pode adquirir a nova Monster numa das concessionárias Ducati do Brasil (consulte a loja mais próxima pelo site oficial Ducati) e fazer a confirmação de pagamento do sinal de compra.
A Ducati Monster tem preço público sugerido de R$ 86.990,00, na cor vermelha e estará disponível nas concessionárias Ducati a partir de setembro.