Lançamento: Clássicos Triumph revisitados

Triumph

Marca inglesa Triumph lança novas Bobber e Street Scrambler, modelos vintage com toque de modernidade

Texto: Guilherme Derrico
Fotos: Johanes Duarte e Triumph/Divulgação

 Triumph

A Triumph acaba de lançar as novas motocicletas clássicas da família Bonneville: Bobber e Street Scrambler. Os novos modelos estão disponíveis nas 15 concessionárias da marca no Brasil e chegam com preços de R$ 41.990,00 (Street Scrambler) e R$ 49.990,00 (Bobber). As novidades chegam para ampliar o leque de modelos da marca inglesa – que já contava com cinco modelos no país: Street Twin, Street Cup, Bonneville T120, Bonneville T120 Black e Thruxton R.

Atualmente, as máquinas clássicas representam para a Triumph, no mercado nacional, cerca de 25% das vendas totais da marca. “Nossa intenção é ampliar esta participação nos próximos anos, chegando a 30% no final do próximo ano e atingindo pelo menos uma fatia de 35% das nossas vendas até 2020”, diz Waldyr Ferreira, diretor geral da Triumph Motorcycles no Brasil. Os novos modelos deverão atingir, no total, um volume de vendas em torno de 380 unidades no próximo ano.

A Street Scrambler tem como público-alvo, na avaliação da fabricante inglesa, um consumidor clássico e moderno ao mesmo tempo, que prefere atitude, elegância e estilo mais rústico e focado no off-road, mas que também busca uma moto bonita, divertida e que ofereça conforto em todos os tipos de estrada. Já o comprador de uma Bobber deseja uma motocicleta clássica moderna, porém, busca uma experiência de pilotagem mais emocionante. Ele é atraído pelo belo design e estilo da moto, e procura por um modelo icônico, realmente especial.

Triumph

1950: parece que foi ontem

O conceito de motocicleta do estilo Scrambler nasceu na década de 1950, para batizar modelos que eram adaptados para disputar corridas de enduro – ganhando itens como pneus próprios para o uso off-road, escapamento alto e guidão largo. O nome veio da expressão em inglês “to scramble”, que significa subir rapidamente uma colina usando os pés e as mãos.

A nova Triumph Street Scrambler, desenvolvida a partir do modelo Street Twin, é uma motocicleta divertida, acessível, contemporânea e que incorpora uma significativa evolução em engenharia e estilo em relação à Triumph Scrambler anterior – que não chegou a ser lançada no Brasil. O novo modelo foi desenvolvido para apresentar a beleza do estilo Scrambler, com recursos e detalhes exclusivos, mais rústico e foco no off-road.

Motor de alto torque

Equipada com o motor Bonneville de alto torque de 900 cc, a Street Scrambler fornece muito mais torque e potência em baixas e médias rotações, o que torna o modelo ideal para rodar pela cidade e pelas estradas de terra. Ele desenvolve 80 Nm de torque (a 2.850 rpm) e 55 cv de potência (a 6.000 rpm), sendo um torque e uma potência 28% superiores aos gerados na Scrambler anterior.

Elegância no painel

O painel de instrumentos com mostradores duplos, além de elegante, é bem completo e conta com um menu digital para controle de todos os recursos disponíveis com um simples toque com a ponta dos dedos. O equipamento possui conta-giros, indicador de marcha, hodômetro, duas configurações de viagem, indicador de revisão, autonomia e nível de combustível, consumo médio e instantâneo, relógio e configurações do controle de tração. Com novos chassis e suspensão, a Street Scrambler passou por uma atualização e passou a ser mais dinâmica. Assim como na Street Twin, a configuração do chassis do novo modelo é ajustada para oferecer uma pilotagem neutra e previsível.

Jeito Bobber de Ser

As motocicletas de estilo bobber nasceram logo após a Segunda Guerra Mundial, na década de 1940, por meio dos soldados que voltavam para casa e buscavam emoção em duas rodas. Utilizando como base, muitas vezes, motos que haviam sobrevivido aos combates, eles customizavam as máquinas em garagens caseiras, utilizando ferramentas simples. O objetivo era tornar a motocicleta mais despojada, retirando tudo que fosse considerado “supérfluo”, como para-lamas pesados, proteções e luzes indicadoras. Depois de prontas, elas disputavam rachas e corridas de ruas que ajudaram a tornar o seu estilo numa verdadeira febre entre os motociclistas da época.

A Bobber apresenta uma posição de pilotagem ajustável, capaz de se adaptar à altura do motociclista ou estilo de pilotagem, graças ao novo assento flutuante de alumínio, ergonomicamente desenvolvido e desenhado para oferecer mais conforto. O assento, por exemplo, pode ser posicionado para cima e para a frente, buscando uma pilotagem dinâmica em uma posição roadster, e também para baixo e para trás para uma condução mais tradicional e confortável. Combinado com uma altura de assento baixa, de apenas 690 mm, a Bonneville Bobber é acessível para todos os pilotos.

Triumph

Traseira robusta

A traseira com aparência robusta, característica da Bobber, é fornecida pelo braço oscilante “Cage” com suportes de montagem do cavalete central e também pela suspensão traseira monochoque oculta. Para complementar a inovação de engenharia e o visual, a moto vem com a tecnologia Bonneville “clean line”, que inclui o escapamento em linha reta com o catalisador oculto e a incorporação inteligente de tecnologias com foco no piloto, como o sofisticado módulo da injeção eletrônica (ECU), o controle de tração e os dois modos de pilotagem.

O motor Bonneville 1200HT fornece torque ideal para uma pilotagem empolgante e segura. São 106 Nm de torque (a 4.000 rpm) e 77 cv de potência (a 6.100 rpm). O propulsor ganhou uma afinação típica “Bobber”, o que significa uma dose maior de torque e potência em baixas rotações.

O mostrador minimalista com disco em bronze usinado, discreto e elegante, além de ter posição ajustável, é repleto de funções importantes e conta com um menu digital simples e rápido de ser acessado com a ponta dos dedos, o que aumenta o conforto, o controle e a segurança do piloto.

VEJA TAMBÉM: Triumph Bobber: Estilo é tudo!

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA