Viajar de moto é sempre muito bom – e com o fim do ano se aproximando, começa a temporada de passeios! Moto Adventure apresenta algumas dicas valiosas para você encarar a estrada com segurança

TEXTO: JAN TERWAK

FOTOS: CARLA GOMES

Quem já viajou de moto sabe o quanto é bom se aventurar na estrada. A motocicleta, as paisagens, as histórias, o vento no rosto… Alguns até comparam esse hobby a fazer terapia! É verdade que andar de moto é uma atividade prazerosa e que traz muitos benefícios – porém, antes de iniciar a jornada, é bom traçar um plano e seguir um roteiro, para que tudo (ou quase tudo!) corra conforme o idealizado.

CUIDADOS COM A MOTO

Antes de tudo, é essencial verificar as condições de sua motocicleta. A manutenção preventiva está em dia? E quando nos referimos a isso, queremos dizer: troca de óleo do motor, relação esticada e lubrificada, condições dos freios, sistema de arrefecimento, pneus e ajustes diversos. Para viajar em duas rodas, é mais do que necessário prestar atenção a esses itens. Leve a moto ao mecânico e esteja com a manutenção sempre em dia. Também é recomendado ter à mão um conjunto de ferramentas e possuir conhecimentos básicos de mecânica, para se livrar dos “perrengues”.

CUIDADOS COM O PILOTO

Tão importantes quanto as condições da moto são as condições dos próprios pilotos. Você está preparado para a viagem? Fisicamente, está apto a encarar uma trip? Em caso afirmativo, deve atentar aos itens de proteção. Quem pilota com segurança sabe que deve andar sempre equipado. É recomendado o uso de um calçado resistente, luvas, capacete, calça e jaqueta com proteção. O conforto também deve ser levado em consideração: uma vez que você irá percorrer diversos quilômetros, é melhor estar com uma vestimenta que lhe caia bem. Lembre-se da capa de chuva (a não ser que queira ficar molhado!).

BAGAGENS

Vai levar bagagem? Então, deixe tudo preso, de forma que não caia durante o caminho. Leve somente o necessário, pois peso em excesso só atrapalha. Em viagens, é aconselhável diminuir os itens pessoais e levar somente o indispensável. Se possível, evite o uso de mochilas e prenda tudo na motocicleta (com o uso de “aranhas” ou outros produtos disponíveis no mercado, é possível prender a bagagem no tanque da motocicleta).

ATENÇÃO AO ROTEIRO

Algo que você deve fazer é planejar o itinerário. Pesquise antes sobre o caminho e as estradas por onde irá passar. Assim, você conseguirá antecipar paradas para abastecimento, para esticar os pés ou mesmo, para apreciar o visual. Ao traçar o cronograma, sua viagem ficará muito mais tranquila e você poderá se organizar para passar pelos locais mais bonitos. E fique de olho na previsão do tempo: dias chuvosos requerem mais paradas e uma diminuição do ritmo, assim como maior atenção às condições da estrada. Na chuva, a pilotagem tem que ser mais cautelosa em todos os sentidos.

COMBUSTÍVEL

Fique atento à qualidade dos combustíveis que são vendidos pelas estradas. Se possível, abasteça somente em postos qualificados, pois combustível de qualidade e origem duvidosa pode trazer muitos transtornos ao seu “rolê”. Com o roteiro em mãos, é possível planejar em quais postos serão feitas as paradas.

CONCLUSÃO

Para viajar de moto, bastam poucas coisas, sendo os itens mais importantes o espírito aventureiro e a vontade de conhecer novos lugares. Para aproveitar ao máximo a jornada, é só agregar uma boa dose de planejamento a esses pré-requisitos.

PARTICIPE!

Tem alguma dica ou roteiro que gostaria de compartilhar com a gente? Mande um e-mail para: contato@motoadventure.com.br (ou entre em contato conosco por meio das nossas redes sociais).

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here