MotoGP: Vinãles conquista pódio em Brno

MotoGP

Apesar de um final de semana difícil, os pilotos da Yamaha alcançaram o 3 º e 4 º lugares na etapa realizada na República Tcheca

Texto: Redação
Fotos: Yamaha MotoGP

MotoGP

Após um mês de férias, o MotoGP voltou. Chuva, disputas e reviravoltas de tirar o fôlego marcaram a 10ª etapa, disputada no último domingo, dia 6, no Circuito de Brno, na República Tcheca. Apesar de todas as dificuldades, os pilotos da equipe oficial da Yamaha fizeram uma corrida de recuperação e conseguiram classificações honrosas.

Maverick Viñales, que largou em sétimo lugar, demonstrou ter voltado para segunda metade da temporada bastante competitivo, em boa forma e com sua motocicleta apresentando um ótimo rendimento. Prova disso foi a corrida de recuperação do piloto espanhol, que ao perceber que o asfalto estava seco demais para os pneus de chuva, se viu obrigado a trocá-la por outros do tipo slick, para pista seca.

A troca na quarta volta, ligeiramente tardia,  fez com que Viñales caísse do 5º para 13º lugar. Daí para frente, o piloto da Yamaha deu um verdadeiro show, ultrapassando um a um seus oponentes e cravando a volta mais rápida da corrida, com o tempo de 1’57.052s. Ao fim de sua recuperação, Viñales cruzou a linha de chegada na terceira posição, conquistando importantes pontos para mantê-lo na briga pelo campeonato.

“Honestamente, estou feliz. O terceiro lugar foi o melhor que pude alcançar. Nosso objetivo era estar no pódio e assim fizemos. Lutamos durante todo o fim de semana e chegar em terceiro é uma norma se quisermos ganhar o título do campeonato”.

MotoGP

Desafiando Rossi

Para Valentino Rossi, o fim de semana foi igualmente difícil e desafiador! Após a conquista no sábado da segunda posição no grid, o piloto italiano caiu para quinto logo depois da largada. Contudo, o “The Doctor”, cheio de inspiração e habilidade, ultrapassou seus oponentes com sua Yamaha M1 para, na quarta volta, assumir a ponta. Claramente o mais rápido entre todos, Rossi se despontava como o grande favorito da prova, até que uma reviravolta faria com que tudo mudasse.

Graças a uma melhora repentina no tempo, parando de chover, a pista logo secou, fazendo com que os pneus de chuva se tornassem inadequados para aquela nova condição de piso. Rossi foi um dos últimos pilotos da competição a realizar a troca de motos, e essa estratégia tirou do multicampeão as suas chances de vitória.

Caindo para o 14º lugar, Rossi se viu numa situação difícil, já que o ritmo dos outros pilotos à sua frente era forte e ainda havia trechos onde o alfalto não estava 100% seco, dificultando ainda mais as ultrapassagens. Contudo, mais uma vez o italiano provou porque é considerado por muitos como um dos melhores pilotos de todos os tempos. Rossi galgou posições até cruzar a linha de chegada na quarta colocação, atrás de seu companheiro de equipe, Maverick Viñales.

“É certo que não é nosso ponto mais forte esse tipo de corrida com troca de pneus, mas, no final, o resultado não foi tão ruim. A corrida foi muito difícil, forcei desde o início até o fim, e não ter conseguido um pódio é uma pena, porém, em uma condição de prova como a que tivemos em Brno, o quarto lugar não é tão ruim assim”, declarou Rossi.

Com o resultado alcançado, Maverick Viñales segue ocupando a segunda colocação no campeonato, a 14 pontos da liderança e a apenas 8 pontos à frente de Valentino Rossi, que ocupa a quarta colocação na geral.

A próxima etapa do MotoGP, o Grande Prêmio Motors de Österreich, acontecerá no circuito Red Bull Ring, do dia 11 a 13 de agosto, em Spielberg, na Áustria.

VEJA TAMBÉM: Viagem de moto para o Planalto Central: Jardim de Maytrea.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA