EBFVAZ destaca a importância do processo de tratamento térmico por indução para aumentar o endurecimento da superfície e, consequentemente, a resistência das peças

POR REDAÇÃO

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Pilotar com segurança é sempre a melhor escolha. O sistema de transmissão secundário, nome dado ao conjunto formado por pinhão, corrente e coroa, ou “relação”, como é conhecido no mundo das duas rodas, é responsável por transmitir a rotação do motor até a roda traseira da motocicleta e, nas reduzidas, o conjunto também atua no freio do motor.

Dada sua importância – tanto para o quesito desempenho, quanto segurança – estes componentes devem ser fabricados com aços de alta qualidade e receberem tratamentos específicos para suportar as condições de uso impostas. Os mecanismos trabalham em alta rotação, recebem indiretamente os impactos da suspensão e diretamente alguns esforços, atritos, vibrações, calor, pó e água.

Importância da têmpera por indução

“A têmpera por indução ou tratamento térmico por indução é um processo de fabricação que produz o endurecimento da superfície do aço, onde o aquecimento se dá através de indução eletromagnética seguida de um resfriamento brusco, que ocorre com o auxílio de água polimerizada e controlada, ou seja, de 900°C cai para 15°C a 20°C. Este processo resulta em um aumento considerável no limite de resistência a tração do aço, sua dureza e, consequentemente, resistência ao desgaste”, afirma Henrique Augusto do Carmo Silva, Engenheiro & Pesquisador da EBFVAZ.

Segundo ele, é um processo muito utilizado na indústria de eixos, flanges, tubos, fusos, buchas, hastes de cilindros, engrenagens, pinos, garfos, êmbolos, e uma infinidade de peças complexas que exigem elevada resistência ao desgaste e em que as aplicações são de alta responsabilidade. “Com a frequência e a velocidade da variação da temperatura adequadas e específicas para agir no contorno das coroas e na região dos dentes, é possível manter a geometria original por mais tempo, fazendo com que o aço se torne ainda mais resistente à abrasão. Todas as coroas VAZ são submetidas à indução térmica, abrangendo todos os modelos de motocicletas de baixa cilindrada e de alta performance”, reforça o engenheiro da empresa.

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