Equipe volta a competir nos dias 26, 27 e 28 de maio, em Interlagos, na próxima etapa do SBK
Texto: Redação
Fotos: Johanes Duarte/VGCOM
SuperBike Brasil
A Kawasaki Racing Team iniciou a temporada 2017 do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade na briga direta pelas primeiras posições e muito próxima de alcançar um lugar no pódio. Após uma corrida bastante disputada, o piloto Wesley Gutierrez (#15) garantiu a sexta colocação na 1ª etapa do SuperBike Brasil na categoria SuperBike, prova realizada no último domingo (23), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Já o seu companheiro de equipe, Bruno Corano (#34), enfrentou problemas mecânicos com a sua moto e acabou abandonando a prova.
A abertura do calendário 2017 do Campeonato Brasileiro foi marcada pela instabilidade do tempo e pela presença de pancadas de chuva. Com isso, os pilotos precisaram encontrar os melhores ajustes para os equipamentos, tanto nas condições de pista seca quanto com o asfalto molhado. E isso demandou grande trabalho nos boxes. Após a realização dos treinos livres com pista seca, os competidores voltaram a Interlagos para a decisão da SuperPole – treino que define o grid de largada – debaixo de chuva. Gutierrez garantiu o sexto posto com a volta de 1m49s296, e Corano, o nono lugar, com o tempo de 1m56s817.
No domingo, o dia da prova, o céu nublado em São Paulo antecipava que a chuva poderia novamente ter algum tipo de protagonismo, o que de fato não aconteceu. Já no início da tarde, a pista se mantinha seca e os pilotos seguiram para a formação do grid. Wesley Gutierrez largou da sexta marca e logo começou a travar uma batalha com José Luiz “Cachorrão” (#51), da Honda, pelo quinto lugar. Os dois pilotos trocaram diversas vezes de posição e seguiram num ritmo muito parecido até o fim da corrida. Apesar de estar fora das pistas desde a última etapa de 2016 do Brasileiro, Gutierrez obteve um bom desempenho de sua Kawasaki Ninja ZX-10R e não deixou que o adversário abrisse vantagem.
Na última volta da prova, a definição do quinto lugar no pódio ainda estava em aberto. Wesley Gutierrez tentou por uma última vez encostar no oponente, porém, Cachorrão conseguiu abrir uma pequena vantagem e cruzar a linha de chegada seis centésimos à frente. Com isso, o piloto da Kawasaki encerrou a rodada com um sexto lugar.
Enquanto isso, a participação de Bruno Corano na etapa foi encerrada de forma antecipada. O piloto manteve um bom desempenho durante os treinos livres e classificatórios, e conseguiu segurar a nona posição na corrida ao longo da primeira parte da prova. Apesar disso, um problema nos freios exigiu que Corano recolhesse a moto aos boxes ainda na sexta volta e abandonasse a corrida. “Na prova da SBK Pro não deu nada certo. Abandonei a corrida sem freios. Foi uma frustração. Estava com um ótimo ritmo”, lamentou Corano.
Apesar deste desfecho negativo, Bruno Corano voltou à pista horas depois para a disputa da categoria Evolution, que largou juntamente com a SuperBike Light. O piloto da Kawasaki foi o mais rápido e venceu a prova.
A equipe Kawasaki Racing Team volta a disputar o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade no mês que vem. A 2ª etapa do SuperBike Brasil será realizada nos dias 26, 27 e 28 de maio, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).