HOG Egito – Harley-Davidson: a lenda de 115 anos é uma paixão na bela terra faraônica

POR CLÁUDIA TERRA
FOTOS: HARLEY-DAVIDSON E HOG

A motocicleta americana da marca Harley-Davidson é sucesso no Egito. Os motociclistas mais estilosos se misturam a bordo de suas H-Ds na terra das fantásticas pirâmides. A Harley-Davidson chegou ao país no ano 2000 com a empresária e motociclista Indji Ghattas. “Atualmente temos uma concessionária no Cairo e outra em Giza. Trabalhamos com vendas de Harleys novas e seminovas, inclusive com financiamentos, além de uma oficina autorizada em Gizé”, diz Indji. De acordo com ela, introduzir a cultura do motociclismo no Egito foi uma missão muito difícil, que, na verdade, apesar de estar atualmente bastante evoluída na aceitação das motos como atividade segura de lazer, ainda há muito desafios a vencer. “O maior desafio continua sendo a cultura. Em primeiro lugar, as pessoas relacionam o perigo e a morte com a motocicleta. Em segundo lugar, eles não veem isso totalmente como uma paixão ou hobby. Levou anos e anos para estabelecer o entendimento e introduzir uma nova cultura de entusiastas do motociclismo no Egito”.

Mas, Indji vem obtendo sucesso com seu projeto Harley-Davidson no país. Segundo ela, há planos de expansão das lojas H-D para outras cidades. Alexandria e Hurghada têm o segundo maior número de motociclistas, atrás somente de Cairo e Gizé, cada uma delas tem cerca de 50 a 80 motociclistas. O ícone americano de 115 anos de sucesso em atividade tem encantado novos motociclistas, homens e mulheres, a cada dia. A Harley desperta paixão por sua qualidade, beleza e exclusividade nas estradas, dando um sentido especial à liberdade em duas rodas.

O HOG (Harley Owners Group) e o LOH (Ladies of Harley) no Egito têm juntos quase 400 membros, em 18 anos da presença da Harley-Davidson, e realizam mais de 15 eventos por ano, muitos com a presença de vários moto grupos convidados, que usam outras marcas de motocicletas, em uma grande união por essa grande alegria e paixão que é o motociclismo. “Atualmente nosso maior evento acontece no Dia dos Namorados, em 9 de fevereiro. Nossa última edição teve mais de 120 membros do HOG e do LOH, além da presença de outros grupos associados ao TUBE (The United Bikers of Egypt), que tem cerca de 20 moto grupos associados, somando um total de mais de 400 motociclistas presentes ao evento”, diz Hatem Othman, Diretor do HOG.

Celebrando

Esse evento do Dia dos Namorados com o slogan ‘A celebration of Long- Lasting love’ reúne motociclistas homens e mulheres, e ainda segue de modo um pouco tímido, porém com a mesma paixão pelas motos, que para muitas, de fato, será um amor duradouro e para sempre, e terão no meio o respeito dos motociclistas tradicionais em todos os eventos, como lembra a empresária. “As mulheres ainda são um segmento novo no mercado. O motociclismo está se tornando uma nova tendência para elas rodarem por aí e aproveitarem o que gostam e viverem novas experiências no comando de uma motocicleta. Nos eventos não vi nada além do apoio de todos os homens da comunidade egípcia, todos olham para nós com muito respeito e orgulho. Em primeiro lugar, ser uma mulher mostra a força e a persistência de querer fazer a diferença na mentalidade cultural e as mulheres podem fazer parte de qualquer trabalho e ter sucesso. Eu apoio todas as mulheres a se unirem aos maridos para explorarem esse novo hobby com elas, ou oferecendo oportunidades para elas aprenderem a andar de moto. Temos pelo menos 4 grandes eventos apoiados pelo nosso Ladies of Harleys. Tudo para mostrar e provar ao mundo o quanto está evoluída a cultura egípcia, mostrando e acolhendo as mulheres em todos os seus estados de liberdade. Eu sempre recebo sinais positivos as pessoas na rua e um grande sorriso quando passo com a minha moto”.

Dentro da programação do evento está um passeio com os motociclistas presentes que rodam juntos por 100 km até o Cairo e retornar para o showroom, onde encontrarão uma receptividade com algumas coisas divertidas. “Recebemos todos com Illusionist, Live Band, a Virgin Mega Store. Oferecemos, também, uma sala de jogos e estação temporária de tatuagem. E pelo menos uma vez por mês os membros fazem uma viagem longa para o Sharm El Sheikh Rally, que é uma pequena cidade turística com grande rede de hotéis e resorts luxuosos, com praias privativas, restaurantes, bares, belíssimas praias, área cheia de baías e lindos recifes de corais super coloridos, considerado o segundo melhor local do planeta para mergulhos”, diz Hatem, que é membro do HOG desde 2009.

Hatem está no comitê do conselho da HOG desde 2011. A paixão por motos vem desde a adolescência e, pelo menos uma vez por mês, ele faz uma viagem longa. A sua viagem mais longa foi do Cairo para Siwa no mesmo dia. Cerca de 860 km, além de outra viagem com mais de 1.000 km, mas feita em 2 dias. Sua primeira Harley-Davidson foi uma V-Rod e, atualmente, tem uma Ultra Glide edição limitada. Ele conta com entusiasmo seu primeiro contato com a Harley. “Aconteceu quando encontrei um dos personagens proeminentes da família HOG em um posto de gasolina, seguido da reunião do revendedor no escritório de Registro de Imóveis. Ambos começaram a falar comigo para que eu considerasse ter uma Harley. Naquela época, eu tinha 2 motos de outras marcas. Algumas semanas depois vi a V-Rod pela primeira vez e senti instantaneamente que eu queria aquela moto. Então a comprei! Foi uma transição muito agradável, passei dos passeios esportivos e motocicletas de corrida para o mundo da Harley-Davidson. Mais tarde, eu também comprei uma para minha namorada (agora minha esposa) e fiquei fã da H-D desde então. Nossa primeira viagem foi do Cairo a Taba. O tempo estava um pouco quente, belas paisagens na estrada, passando pelas montanhas em Saini, foi impressionante até chegar ao nosso destino final, em Taba, pela costa do Mar Vermelho” lembra.

Dominando o Egito

A Harley-Davidson, com seus membros HOG e LOH sempre estão presentes nos maiores eventos do Egito, como Arabian Knights Bike Week, organizado pelo Arabian Knights Riders Club, um dos grupos mais antigos do Egito presente em vários países, além de organizar os seus próprios eventos como o Dia Internacional das Mulheres, entre outros. De acordo com Hatem, para outubro, a Harley e seus grupos planejam realizar um grande evento. E para a celebração especial dos 11 anos, em agosto, oficialmente mês de aniversário da H-D, algo grandioso está sendo planejado.

Os membros HOG e Ladies of Harley se reúnem semanalmente na loja para o café da manhã, todas as sextas-feiras. Eles, como a maioria dos motociclistas, adoram música e, além do seu estilo árabe, com as dançarinas que fazem dança do ventre (belle dance), eles também gostam de Rock, R&B e Jazz. A Harley do Egito sempre recebe motociclistas estrangeiros em sua loja, embora o país infelizmente ainda careça do serviço de aluguel de motos, o que traria grande alegria para os motociclistas de fora, que poderiam voar para o Egito e lá pegar uma H-D para rodar pelas belas e lendárias terras da poderosa Cleópatra.

Marca registrada

O HOG é um clube criado e patrocinado pela Harley-Davidson. O Harley Owners Group foi criado em 1983 como forma de construir relacionamentos duradouros com os clientes da Harley-Davidson, criando vínculos exclusivos entre a empresa, seus funcionários e consumidores.

O Ladies of Harley (LOH), grupo ligado ao HOG, foi criado para encorajar as mulheres a serem mais ativas no HOG. O LOH tem objetivo de dar apoio e motivação para as mulheres pilotarem suas motos, e para isso, o Ladies of Harley também tem eventos especiais para as mulheres reunirem-se e pilotar suas máquinas. Os dois clubes estão presentes em todas as lojas da Harley em todo o planeta e, para ser membro, o motociclista homem ou mulher só precisa ter uma Harley-Davidson de qualquer ano. A associação pode ser feita via site da Harley de qualquer país ou diretamente nas lojas.

História

A Harley-Davidson Motorcycles é uma empresa fundada em Milwaukee, nos Estados Unidos, no ano de 1903 e, oficialmente, tem o seu aniversário celebrado em 28 de agosto. Seus fundadores são duas famílias de imigrantes que, inspirados pela amizade, criaram essa lenda, sendo eles: William S. Harley, Arthur Davidson, Walter Davidson e William A. Davidson. É reconhecida mundialmente como uma marca emblemática de motocicletas dedicada à fabricação de motos de grande porte e altas cilindradas. Desde sua fundação, a Harley-Davidson nunca parou de ser fabricada e, nos tempos da grande depressão americana, passou por grandes dificuldades. Nos anos de 1970, a Harley, para sobreviver, foi forçada a ser vendida para uma empresa (AMF) que fabricava todo tipo  produtos e quis entrar no mercado de motocicletas comprando a H-D dos seus fundadores, levando a marca quase a extinção pela péssima qualidade na fabricação das motos, mas a marca logo foi comprada de volta pelos proprietários originais e desde então sempre esteve no controle da família Harley e Davidson, criando sonhos em duas rodas até hoje, e celebra com orgulho os 115 anos de  luta, vitórias e muito sucesso, para  alegria de todos nós, loucos pela marca.

Harley-Davidson, mulheres e homens sempre unidos pela paixão e liberdade! Homens e mulheres, criações divinas, e a Harley, uma criação masculina inspirada pela amizade e com apoio feminino nos aprimoramentos, como conforto e beleza. Muitos melhoramentos nas motos foram sugeridos pelas esposas dos seus criadores. A Harley-Davidson, com homens e mulheres, formam uma parceria muito antiga e de sucesso. Ao longo de 115 anos, a H-D é símbolo de liberdade que une amigos, amores e famílias a cada dia de sua bela história. Harley é liberdade, amizade e estilo nas estradas, nas garagens e nos sonhos. Live to Ride! Ride to Live!

Siga a fanpage do HOG Egito:

https://www.facebook.com/HarleyDavidsonEgypt/

ACOMPANHE O VÍDEO QUE O PESSOAL PREPAROU ESPECIALMENTE PARA OS LEITORES DE MOTO ADVENTURE:

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:

*Cláudia Terra é jornalista, motociclista e amante do universo Harley-Davidson. Para segui-la, acesse o blog:

http://entusiastaadventure.blogspot.com.br

https://www.facebook.com/EntusiastaAdventure/

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here